Paul Cole, o homem que aparece na capa do Abbey Road


Ele nunca foi fã e diz não saber nenhuma das músicas, mas Paul Cole pode ser considerado parte da história dos Beatles. O americano aposentado, de 92 anos, é o "Paul extra" na capa de um dos discos mais famosos da banda, o Abbey Road.

Tirada em agosto de 1969, a fotografia se tornou um ícone - e o Sr. Cole é o homem perto da viatura de polícia preta, que aparece por trás da cabeça de John Lennon.

"Eu estava de férias em Londres com minha esposa e disse, 'Já vi museus demais. Vá, aproveite e te vejo depois'. Aí eu vi aquela viatura e fui lá. Eu devia estar conversando com o policial durante uma meia hora ou algo assim. Então eu vi aqueles quatro caras atravessando a rua como numa fila de patos. Eu achei que se tratava de um bando de arruaceiros, pois todos eles tinham cabelos compridos e um deles estava descalço", disse o Sr. Cole.

Paul Cole não tinha a menor ideia de quem eles eram ou que estivessem sendo fotografados. E foi assim durante seis meses quando, de volta à sua casa nos Estados Unidos, ele descobriu.

"Minha esposa costumava tocar órgão e um casal queria que ela tocasse uma canção de um disco em seu casamento. Eu vi o disco e me reconheci lá distante. Eu estava usando minha nova jaqueta esportiva e tinha acabado de comprar novos óculos. Aí eu disse para meus filhos: 'Peguem uma lente de aumento e vocês me verão'". Sr. Cole, que mora na Flórida, costumava dizer aos amigos que "minha foto está em milhões de lares por aí".

Mas ninguém tinha sequer uma pista de quem ele era. Muito embora esteja relacionado ao disco, ele nunca o escutou de verdade. "Ele ainda está novinho aqui em sua capa", ele disse. "Eu não sei identificar uma música sequer".

A famosa imagem foi batida pelo fotógrafo Ian McMillian. Os Fab Four foram fotografados na travessia ao lado dos estúdios Abbey Road, norte de Londres. Foi o último disco gravado por eles. Quando foi lançada, a foto alimentou rumores de que Paul McCartney estaria morto. Além de estar descalço, Paul aparece com o passo trocado em relação ao resto do grupo.

Os fãs também notaram que a placa do Fusca estacionado no lado esquerdo da rua dizia "28IF". McCartney teria apenas 28 anos se tivesse morrido naquele ano. Mas o Sr. Cole sabe, pelo menos, que Paul está muito vivo. "Se você encontrar o Beatle, diga-lhe que é um cara maravilhoso".