Idealizada por dois produtores brasileiros em parceria com o governo inglês, mostra vai rodar o mundo
Em 2013, no Rock in Rio, o produtor Carlos Gualberto, conhecido por
Branco, ajudou a criar a Rock Street dedicada, naquela edição, à
Inglaterra. Ele chamou a banda cover dos Beatles All You Need Is Love
para abrir o palco do local. O sucesso foi tão grande que o grupo tocou
em todos os dias do evento. Nascia ali o embrião do projeto The Beatles
Experience e uma parceria com o governo inglês por meio do Visit Britain
(espécie de Embratur inglesa).
Depois dessa empreitada, Branco se juntou ao produtor Christian
Tedesco para montar aquela que será a maior e mais completa exposição
sobre os Beatles já realizada no mundo. A exposição The Beatles Experience será composta por objetos
(memorabilia), inclusive itens raros da banda de Liverpool, além de
recriações de locais que marcaram a carreira do grupo, que o visitante
terá a oportunidade de ver por meio de tecnologias como 3D e realidade
virtual.
“Vamos recriar o Cavern Club, onde os Beatles se apresentaram 292
vezes, os estúdios Abbey Road. A banda All You Need Is Love tocará em
cima de um prédio virtual onde os Beatles realizaram o último show em
Londres, em 30 de janeiro de 1969”, conta Tedesco.
A mostra, cuja montagem custou R$ 16 milhões, chega a São Paulo em 20
de agosto e ficará até 8 de novembro numa tenda que será montada no
estacionamento do Shopping Eldorado.
O governo inglês ficou tão empolgado com o projeto que decidiu que,
após estada em São Paulo, a exposição seguirá para outros países.
O curador da mostra, Ricardo Alexandre, explica que o objetivo não é
somente trazer para o público informações sobre a banda. “Nossa
exposição será uma experiência única, na qual o visitante terá a
oportunidade de conhecer, por meio de tecnologia, os locais que marcaram
a carreira dos Beatles, participando da revolução que fizeram.”