Feliz Aniversário, Lizzie Bravo!


Hoje é aniversário de uma pessoa muito importante para a Beatlemania nacional: Lizzie Bravo, aquela que, além de se mudar para a Swinging London, conviveu praticamente diariamente com os Beatles e chegou a participar de uma gravação com eles. Em homenagem a esse verdadeiro orgulho nacional, reproduzimos dois relatos da própria: um trecho do seu livro Do Rio a Abbey Road (caso queira adquiri-lo, faça seu pedido por e-mail: lizzie@bravo.com) e um atual, sobre o seu primeiro Sgt. Pepper.

Terça-feira, 28/3/67
John saiu às 4h40, a noite estava MUITO gelada. Eu abri a porta de vidro dos estúdios pra um lado e ele pro outro. Ele sorriu. Estava carregando uma jaqueta estilo militar verde clara brilhosa e eu perguntei: "Pra que são essas roupas?". Ele disse "Perdão?" e virou-se pra mim. "As roupas, pra que são?". "Ah, são pra capa do disco novo" e mostrou pra mim, virando o cabide. Eu disse "Ah...". Perguntei se já tinham terminado de gravar o disco e ele disse "Não". Respondi "Que bom!". Entrou no carro, virou-se pra trás pra botar a jaqueta lá, pegou na porta do carro, olhou pra mim sorrindo e disse "A gente se vê". Quase morri de felicidade.

(ROUGH TRANSLATION) From my book: Tuesday, March 28, 1967... John left at 4:40am, it was a FREEZING night. I opened the glass door to one side and he opened it to the other side. He smiled. He was carrying a bright-green military-style jacket and I asked, "What are these clothes for?" He said, "Excuse me?" and turned to me. "The clothes, what are they for?" "Oh, it's for the new album cover" and he turned the hanger around to show me. I said "Oh ...". I asked if they had finished recording the album and he said "No." I said, "That's good!" He got in the car, turned to the back seat to put the jacket there, got the car door, looked at me smiling and said "See you." I almost died of happiness.


Comprando o Sgt. Pepper
Há 50 anos, em Londres, comprei meu Lp Sgt. Pepper. Do meu livro: "Quinta-feira, 25/5/67 - Acordei, fui pra loja, o Sgt. Pepper's ainda não tinha chegado. Comprei os jornais (devia estar me referindo aos jornais de música, que saiam uma vez por semana), tem bastantes retratos. Às 20 pras duas, o cara da loja me telefonou e eu saí VOANDO pra lá, peguei o disco, voltei pra casa, ouvi dúzias de vezes, chorei. Uma amiga veio aqui e gravou o disco inteiro. Fui a Cav (casa do Paul em Cavendish Avenue), vi o Paul voltando de Liverpool, depois saiu. Voltei pra casa e ouvi o LP de novo." Esta é a capa do meu Lp, que vendi há uns 15 anos. Pedi para escreverem só o primeiro nome. O Ringo não prestou atenção. O Paul parou no meio e pediu desculpas por estragar meu disco. Eu cortei a assinatura do Paul e dei pra minha amiga Denise e a do George pra Regina, e ambas me devolveram muitos anos depois. O John botou um X (beijo). Sim, nós cortávamos capas de disco! E antes de vender, um amigo me ajudou a dar uma restaurada. Cortei a parte amarela de uma capa do Pepper alemão e fizemos um remendo. O colecionador que comprou mandou restaurar e ficou impressionante, não parece que foi cortado. Muitos me perguntam como tive coragem de vender uma preciosidade como essa. Simples. Eu dou mais valor às lembranças, aos momentos, ao olho no olho com eles, trocar umas palavras, do que a objetos. O disco fundiu minha cabeça!

Fifty years ago, in London, I bought my Sgt. Pepper Lp. From my book: "Thursday, 5/25/67 - Woke up, went to the store, Sgt. Pepper's hadn't arrived yet. I bought the newspapers (I probably meant the music newspapers that came out once a week) they had plenty of pictures, and at 20 to two, the guy from the shop called me and I went there FLYING, I got the record, I came home, I heard it dozens of times, I cried. A friend came here and recorded the whole album. Went to Cav (Paul's house on Cavendish Avenue), saw Paul coming back from Liverpool, then he left. I came home and heard the LP again. " This is the cover of my Lp, which I sold about 15 years ago. I asked them to write only their first name. Ringo didn't pay attention. Paul stopped in the middle and apologized for ruining my record. I cut off Paul's signature and gave to my friend Denise and George's to Regina, and both returned them to me many years later. John put an X (kiss). Yes, we used to cut record covers! And before selling it, a friend helped me restore it a bit. I cut the yellow part of a German Pepper cover and we made a patch. The collector who bought it had it restored and the result is impressive, it does not look like it was cut at all. Many ask me how I had the courage to sell such a precious item. Simple. I value much more my memories, the moments, looking into their eyes and having a small conversation than objects. What a time! Pepper really blew my mind!