10 personagens da história dos Beatles que pouca gente conhece

Várias pessoas ficaram famosas graças ao seu envolvimento (direto e indireto) com os Beatles, juntos e separados. Alguns até viraram celebridades e participam de eventos. Mas também vários personagens não se tornaram conhecidos e passam batido pelo conhecimento de muitos fãs. Segue uma lista de 10 dessas pessoas quase anônimas na Beatlemania. Quantos deles será você conhece?
Por José Carlos Almeida

Jürgen Vollmer

Todo mundo conhece Klaus Voorman e Astrid Kircherr. Mas Jürgen também fez parte do trio de fãs alemães que se tornaram amigos dos Beatles. Vollmer inclusive fez fotos maravilhosas dos Beatles naquela época, algumas delas usadas na contracapa do álbum Rock'n'Roll, de John Lennon, lançado em 1975. Depois se mudou para os EUA e trabalhou nos bastidores de vários filmes de Hollywood.

Jack Douglas

Ele foi talvez a última pessoa a falar com John Lennon (fora Yoko Ono). Produtor do álbum Double Fantasy, Douglas passou a tarde e parte da noite com o casal, trabalhando na mixagem de uma música de Yoko Ono. Ao se despedir de John Lennon, por pouco não saíram juntos para jantar, mas John se disse muito cansado e comentou que passaria em uma lanchonete para comprar uns sanduíches, indo para o Dakota em seguida. Que pena!

Alf Bicknell

Motorista dos Beatles entre 1964 e 1966, o auge da Beatlemania. Em 1996 lançou um documentário muito interessante sobre essa época, lançado em DVD - inclusive no Brasil. Morreu em 2004.

Ingrid Pedersen Lennon

Julia Baird, aquela irmã de John Lennon que costuma aparecer em eventos, não é a única. Em 19 de junho de 1945, Julia - a mãe de John - deu à luz essa garota, cujo pai é um soldado chamado Taffy Williams. Por pressão da família, foi dada à adoção para uma família norueguesa.

Jacqueline Dykins 

Em 28 de outubro de 1949 (dois anos depois de Julia Baird) nasceu a terceira irmã de John Lennon, da qual pouco se sabe - até porque ela nunca se propôs a aparecer em matérias sobre o irmão famoso. É filha de Julia com um homem chamado John Dikins e, pelo que consta, é cabeleireira. Na foto acima, temos Julia Baird e Jacqueline.

Bob Smeaton

Você pode até não conhecer esse cara pela foto, mas certamente conhece o seu trabalho. Afinal, é o roteirista e diretor do documentário The Beatles Anthology, de 1996. Ele foi o responsável por quase tudo: pesquisa de imagens, direcionamento das entrevistas, edição e outros itens - com o auxílio do co-diretor Geoff Wonfor. Graças a ele temos o melhor documentário já lançado sobre os Beatles e sobre qualquer artista.

Alma Cogan

Ela é considerada a primeira superstar da música na Inglaterra e foi uma das primeiras amigas dos Beatles quando eles chegaram a Londres, em 1963. Todos eles frequentavam o festivo apartamento de Cogan, que os apresentou para a nata da cultura londrina. Morreu muito jovem, aos 34 anos (em 1966), deixando os Beatles arrasados com a notícia. Anos depois foi revelado que ela era, naquela época, amante de John Lennon.

Ravu Shankar


Não... não está escrito errado! Embora o maestro Ravi Shankar tenha sido o grande mestre de George Harrison na música clássica indiana, foi seu irmão RAVU SHANKAR quem determinou a guinada espiritual do beatle, quando lhe deu de presente um livro que lhe revelou a filosofia que dominaria sua vida a partir de então: Autobiografia de um Yogi, de Paramahansa Yogananda.

Ruth McCartney

Em 1960 o viúvo Jim McCartney, então com 64 anos, se casou com a jovem Angie, 34. Naquele mesmo ano, no dia 15 de fevereiro, nasceu Ruth Williams, que depois passaria a se chamar Ruth McCartney. Isso mesmo, ela é irmã de Paul e Mike! Após a morte de Jim, nos anos 70, Ruth tentou criar uma carreira musical, mas foi impedida veementemente pelo irmão mais famoso. Algumas biografias dizem que ela foi totalmente abandonada por Paul, mas sabe-se que ela trabalha ligada ao The Linda McCartney Centre, instituição de combate ao câncer.

Gayleen Pease

Em 1968 uma fã brasileira, Lizzie Bravo, teve a felicidade de fazer o backing vocal em uma música dos Beatles, "Across The Universe", no estúdio Abbey Road. Mas ela não foi a única: ao seu lado estava a inglesa, também fã, Gayleen Pease, que era uma das que também aguardavam do lado de fora, para ver os Beatles. Foi Lizzie quem sugeriu que os Beatles chamassem a amiga para também participar da gravação. "Ela não aparece porque não tem computador em casa, não pertence a nenhuma rede social, e nem e-mail eu posso mandar pra ela, pois ela só tem o do escritório, que pode ser lido por qualquer colega de trabalho", comenta Lizzie. "Quando quero falar com ela, eu telefono. Toda vez que alguém pergunta alguma coisa, quer fazer entrevista, filme, etc. eu ligo pra ela e ela diz que eu posso falar por nós duas. Ela é casada e muito atlética!".