Rita Lee - Aqui, ali, em qualquer outro lugar (2001)


Beatlemaníaca de carteirinha, Rita Lee lança seu novo álbum, "aqui, ali, em qualquer outro lugar", recheado (somente) com músicas dos Beatles, alterando apenas 4 delas para o português; "If I Fell", alterada para "Pra Você Eu Digo Sim", "In My Life", alterada para "Minha Vida", "Here, There And Everywhere", alterada para (a faixa título), "Aqui, Ali, Em Qualquer Outro Lugar" e "Can’t Buy Me Love", alterada para "Tudo Por Amor". O resto, ficou nas letras originais, e mesmo estas que foram alteradas, estão com as letras originais em faixas bônus (exceto "Can’t Buy Me Love"). O álbum está muito legal e bem feito. Uma coisa legal, é que dentro da capa, há 4 retratos desenhados (que ficaram geniais) de cada um dos Beatles, feitos pela própria Rita, com uma frase abaixo que diz:

"...de 63 a 70, eu bebi, comi, fumei e respirei Beatles. Vivia desenhando a silhueta dos quatro por todos os cantos, mas caprichei legal nos retratos de cada um deles a lápis, sobre os papéis de melhor qualidade que consegui descolar: os que embrulhavam o pão que meu pai comprava todas as manhãs..."

Produzido e arranjado por Roberto de Carvalho, e tendo João Augusto como diretor de arte, o álbum contém 14 músicas, todas de autoria "Lennon/ McCartney". Eu pessoalmente gostei muito das músicas, mas tiraria o mérito apenas de duas, as quais destacarei, enquanto estiver comentando a lista de músicas do álbum abaixo.

As músicas:

A Hard Day’s Night(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Guitarras
João Barone- Bateria
Serginho Carvalho- Baixo
James Müller- Percussão
Obs.: Essa versão abrasileirada de "A Hard day’s Night" ficou super bacana. Uma bela abertura para o Cd!

With A Little Help From My Friends(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais, Mellotron
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
João Donato- Piano
Obs.: Versão romantizada dessa linda canção de Paul McCartney.

Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell)(Lennon/ McCartney - versão: Rita Lee)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Guitarras, Teclados
Laércio Costa- Percussão
Luís Paulo Serafim e Raul Müller- Efeitos
Obs.: Mantendo o mesmo clima de romantismo da versão original, tanto a melodia quanto a letra encantam, e não deixam por esperar!

All My Loving(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
João Donato- Piano
Arismar do Espírito Santo- Baixo
James Müller- Percussão
Otávio de Moraes- Efeitos de Teclado
Obs.: Versão triste, mas bela de "All My Loving".

Minha Vida (In My Life)(Lennon/ McCartney - versão: Rita Lee)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Mellotron, Teclados
Obs.: Pessoalmente minha favorita, com Violões muito bem tocados, e Rita cantando com muita e paixão emoção. A letra é quase que fiel a original, e não decepcionou, ficou linda, poderiam ter usado essa música para fechar com chave de ouro!

She Loves You(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões
João Barone- Bateria
Arismar do Espírito Santo- Baixo
James Müller- Percussão
Obs.: Bonita versão de "She Loves You", transformada de puro Rock’n Roll para pura Bossa Nova!

Michelle(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
Arismar do Espírito Santo- Baixo
James Müller- Percussão
Toninho Ferragutti- Acordeom
Obs.: Com um pequeno toque de Bossa Nova, a canção prossegue com o romantismo da versão original. Achei que Rita canta tão bem esta música, que me bateu a idéia de que é uma das favoritas dela, mas pode ser só uma idéia.

Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar(Here, There And Everywhere)
(Lennon/ McCartney – versão: Rita Lee)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
Arismar do Espírito Santo- Baixo
Laércio Costa e James Müller- Percussão
Luís Paulo Serafim e Cotô- Efeitos
Obs.: Mesmo sendo faixa título, esta é uma das duas canções que destaco, pois não gostei dela. O ritmo tá legal, mas achei que faltou criatividade na letra, o que resultou rimas como: "Eu, Neste mundinho de deus" ou "I Love You pra chuchu Se você não está perto eu fico jururu" Outro resultado da falta de criatividade é a junção da letra em português criada por ela, com pedaços da original, o que resultou uma mistura de uma obra de arte com rimas tolas e preguiçosas, mas há quem goste, esta é minha opinião.

I Want To Hold Your Hand(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Guitarras
João Barone- Bateria
Arismar do Espírito Santo- Baixo
Toninho Ferragutti- Acordeom
James Müller- Percussão
Obs.: Pura Bossa’n Roll, essa anima. Mantém o ritmo da versão original, fazendo você bater o pé, e ter vontade de dançar.

Tudo Por Amor(Can’t Buy Me Love)
(Lennon/ McCartney – versão: Rita Lee)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Guitarras
Otávio de Moraes e James Müller- Bateria
Laércio Costa- Percussão
Serginho Carvalho- Baixo
Obs.: Mesmo tendo versos de rima pobres, o uso de gírias e a indignação demonstrada na música a faz ficar muito atrativa, além de um embalo muito calmo e ao mesmo tempo ativo!

Lucy In The Sky With Diamonds(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais, Mellotron
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
João Donato- Piano
Obs.: Essa é a outra música que destaco por não gostar. Mesmo sendo na letra original, o que me fez não gostar dela foi o refrão, bastou isso. O excesso de efeitos, e a grande variação de notas no Piano tira um pouco da magia da música, e atrapalha um pouco a voz, e como considero o refrão algo muito importante (nas músicas que tem refrão), acho que só isso conseguiu me fazer apreciar bem menos essa versão da música feita pela Rita.

Bônus Track:
Here, There And Everywhere(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Teclados
Arismar do Espírito Santo- Baixo
Laércio Costa e James Müller- Percussão
Luis Paulo Serafim e Cotô- Efeitos
Obs.: Essa versão ficou linda, muito melhor que a em português. É muito mais agradável ouvir:
"I want her everywhere
And if she’s beside me
I know i need never care."
Do que:
"I love you pra chuchu,
sem você fico jururu."
Não tem nem comparação.

In My Life(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Mellotron, Teclados
Obs.: Linda, recebe os mesmos elogios que a versão em português.

If I Fell(Lennon/ McCartney)
Rita Lee- Voz, Vocais
Roberto de Carvalho- Violões, Guitarras, Teclados
Serginho Carvalho- Baixo
Laércio Costa- Percussão
Luís Paulo Serafim e Raul Müller- Efeitos
Obs.: Uma das músicas românticas que eu pessoalmente mais gosto nos Beatles, interpretada muito bem por Rita, que abre seu coração nessa canção!
Observações adicionais: Gostaria de adicionar que uma das coisas que me atraiu muito no álbum é que em todas as músicas, Rita é acompanhada por uma back voice, que é ninguém mais, ninguém menos que... Rita Lee. Outra coisa que gostaria de observar, foi a falta que senti da versão em inglês de "Can’t Buy Me Love", já que nos Bônus Tracks, estão as que foram alteradas para português, em suas versões em inglês.
O álbum é muito bom e bonito, recomendo, e dou meus sinceros parabéns a Rita Lee.

Por Mário Andrade