As 06 músicas mais compridas dos Beatles

"Long, long, long", de George Harrison, não é nem de longe a música mais longa dos Beatles. Apesar de 80% das gravações deles estar dentro do padrão do universo pop, entre 3 e 4 minutos, várias fugiram desse formato e há até uma com mais de 8 minutos! Nada que se compare às longas suítes de bandas como Pink Floyd e Grateful Dead, que tomavam um lado inteiro do LP, às vezes até com continuação no lado seguinte. Você sabe quais são as 6 músicas dos Beatles com mais de 5 minutos de duração? Aí vão elas:


Revolution #9
8'21''

A penúltima faixa do Álbum Branco (1968) nem mesmo é considerada uma "música" por muitos fãs, já que na verdade, trata-se de uma colagem com vários efeitos sonoros e, aí está a controvérsia, vários trechos de músicas orquestradas.


I Want You (She's So Heavy)
7'46''

A faixa que encerra o lado B do Abbey Road (1969), uma viagem de John Lennon baseado em várias repetições de John Lennon sobre uma base de blues pesado é a segunda faixa mais comprida dos Beatles, principalmente por causa dos vários minutos daquela sequência instrumental final, que repete várias vezes a mesma melodia até o fim abrupto - impedindo que a faixa seja ainda mais comprida.


Hey Jude
7'09''

A música que Paul fez para consolar o filho de John Lennon, Julian, quase não cabia no single que foi lançado, em 1968. Isso por causa daquele refrão de "na na na na" que rola em loop até o fim, terminando em fadeout. Impossível imaginar a música sem essa parte, diga-se.


It's All To Much
6'24''

A faixa mais comprida de George Harrison está no LP Yellow Submarine, de 1968, uma das que mais se enquadram no rótulo de "Rock Psicodélico", com guitarras distorcidas, uma letra viajandona e sequencias instrumentais lisérgicas, num perfeito casamento entre uma banda de rock e uma orquestra. Há uma versão alternativa mais comprida ainda que, caso fosse lançada, seria a maior dos Beatles.


A Day In The Life
5'37''

Esta encerra o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) e é uma colagem de dois trechos de músicas (de John e Paul), unidas por uma orquestra caótica, que finaliza a faixa com uma nota de quase um minuto de duração. Uma verdadeira ópera.


Within You, Without You
5'04''

No mesmo lado B do Sgt. Pepper (só que no começo) está a principal peça da interação entre o Rock e a música indiana, que inspirou milhares de músicos a fazerem sua própria "música indiana". É uma música sem pressa, sem stress, com ritmo lento, letra longa e instrumental denso, justificando cada segundo dos seus poucos mais de cinco minutos de duração.