Curiosidades sobre as capas dos álbuns dos Beatles: 1963-1965

O Beatles são muito mais do que apenas grandes músicos. Para embalar a grande quantidade de canções que eles lançaram, as capas de discos foram elevadas a verdadeiras obras de arte, na maioria dos casos são valiosas lições de design, imitadas e parodiadas por artistas e até peças publicitárias em todo o mundo. A partir de agora o Portal Beatles Brasil apresentará, em 4 partes, diversas curiosidades sobre a criação das capas e contracapas desses álbuns, enfocando as ideias, fotografias, formatação, composição e até erros. Esta primeira parte abrangerá as capas do ano de 1963 (Please Please Me) até 1965 (Rubber Soul).
Por José Carlos Almeida


O local da foto da capa do Please Please Me

Aquela bela imagem dos Beatles numa escada, olhando para baixo, foi feita em meados de fevereiro de 1963 pelo fotógrafo Angus McBean, no prédio que era o quartel general da EMI, no endereço 20 Manchester Square W1U, Londres. Foram feitos vários cliques (algumas aparecem no livro The Beatles Antologia e no livreto do Please Please Me na Remasters Collection).

Please Please Me e Red Album

Ao contrário do que muitos fãs pensam, as capas do Please Please Me e do Red Album (a coletânea The Beatles 1962-1966) não apresentam a mesma foto. São fotos da mesma sessão, mas feitas com alguns segundos de diferença. Essa diferença só pode mesmo ser notada ao vermos as duas capas lado a lado.


George Martin estava lá!

Quem estava presente no dia da foto foi o produtor George Martin, como mostra essa foto abaixo, na entrada do prédio da EMI.


Get Back e Blue Album

O mesmo Angus McBean foi convocado seis anos depois, em 1969, para reproduzir a foto de 1963, só que com os Beatles mais velhos e mais cabeludos. Uma idéia genial, aliás. E sim, nos álbuns Get Back (que viria a se tornar o Let It Be) e no Blue Album (a coletânea The Beatles 1967-1970) foi usada a mesmíssima foto.


Hora da diagramação

Uma vez feitas as fotos, foi a vez de entrar em ação os diagramadores da EMI, que produziram pelo menos dois protótipos registrados para a posteridade: uma ainda sem o título (um single, com a indicação de que é o álbum Nº1) e outra em preto e branco, já com o título definitivo. É interessante lembrar: apesar do álbum ser conhecido apenas como Please Please Me, o título é bem mais comprido: Please Please Me With Love Me Do and 12 Other Songs – e ele já aparece nessa diagramação.


Era pra ter sido assim

Antes da foto definitiva, no começo de fevereiro, uma sessão de fotos já havia sido realizada no estúdio localizado na casa do fotógrafo Angus McBean, e essa seria a capa do Please Please Me. Mas a sessão foi considerada insatisfatória e descartada. Posteriormente a foto foi aproveitada para o EP The Beatles Hits (invertida) e para o LP American Nº1 Vocal Group, lançado nos EUA.


With The Beatles

O segundo LP dos Beatles tem uma capa icônica, copiada por artistas do mundo inteiro. Trata-se de uma diagramação simples, para uma foto artística do fotógrafo Robert Freeman, feita no Bournemouth Hotel. A idéia de meia luz foi inspirada em uma sessão feita por Astrid Kircherr, ainda nos tempos de Hamburgo, Alemanha. Segundo o próprio Freeman, foram colocados os três Beatles principais (John, George e Paul) em uma linha superior e Ringo um pouco abaixo “por ter sido o último a entrar para a banda”. Essa história foi reafirmada pelo próprio McCartney no documentário The Beatles Anthology. No Brasil o mesmo álbum foi lançado com o título de Beatlemania.


Variações

Apesar da capa definitiva ser tão reconhecida, ela teve algumas variações em lançamentos e relançamentos feitos no Reino Unido e nos EUA, quando o álbum foi lançado como o título Meet The Beatles.


A Hard Day’s Night

Mais uma idéia genial acerca dos layouts das capas dos Beatles: por se tratar de uma trilha sonora, foi bolado um efeito cinematográfico, com os Beatles em closes (5 para cada um deles), com expressões faciais diferentes, simulando exatamente um rolo de filme. De fato, a capa nos dá a impressão de movimento. As fotos foram feitas pelo mesmo fotógrafo do With The Beatles, o sempre amigo Robert Freeman.


Capa vermelha

Nos EUA a trilha sonora foi lançada com modificações: além do tracklist só reproduzir as músicas que aparecem no filme (com temas instrumentais no lado B), a capa apresentava uma variação com design vermelho. O lançamento brasileiro seguiu o padrão vermelho, embora com o tracklist original do Reino Unido. Esse lançamento nacional, ainda no formato de “capa sanduíche” (esterioplástico) é bastante cobiçado por colecionadores do mundo inteiro.


Beatles For Sale

Em mais um magistral trabalho de Robert Freeman, os Beatles passaram cerca de uma hora e meia no Hyde Park, bem perto do Albert Memorial. A idéia era mostrá-los sérios, com suas roupas pretas, criando um contraste com o álbum anterior. Na foto aparecem duas manchas, uma verde e outra avermelhada, que são exatamente folhas que foram jogadas pelo assistente do fotógrafo e aparecem desfocadas. A foto do fundo é a favorita de Freeman (ele preferia que ela fosse a escolhida para a frente), mostrando ao fundo as folhas do outono.

Dentro da capa

Essa foi a primeira capa em formato gatefold (capa dupla) e as fotos internas também são de Robert Freeman, uma no concerto em Washington DC (11/02/1964) e do outro lado os Beatles aparecem no lobby dos Twickemham Studios, durante as gravações do A Hard Day's Night, com uma colagem ao fundo. Amarrando tudo, o tradicional texto de apresentação (release) escrito por Derek Taylor.


HELP!

Mais uma vez, Robert Freeman foi o fotógrafo convocado para a capa de um disco dos Beatles. As fotos foram feitas nos Twickenham Studios, com os quatro Beatles separadamente, posando com posições diferentes nos braços. Posteriormente, as fotos foram recortadas e montadas para a capa do álbum. A ordem original é aquela do álbum inglês, mas foi modificada no lançamento americano, que além disso incluiu o logotipo do filme e a relação das músicas do lado A (já que no lado B, ao invés das músicas dos Beatles, eles mutilaram, usando versões instrumentais orquestradas por George Martin.


HELP ou NUJV?

Milhões de pessoas acreditam até hoje que as posições dos braços dos quatro Beatles representam, em mensagem semafórica a palavra HELP. Não existe confirmação de que essa foi a intenção. Mas o fato é que, no código usado no trânsito inglês, aquelas quatro posições representam as letras NUJV. O que nos leva àquela presepada chamada "Paul Is Dead", o boato de que Paul McCartney havia morrido. Entusiastas do assunto inventaram que é a abreviação de "New Unknown James Vocalist" (Novo Vocalista James Desconhecido). Veja como teria que ser, para formar a palavra HELP:


A contracapa do HELP!

Pela primeira vez foi dispensado texto de apresentação na contracapa do disco. Ao invés disso, foram incluídas quatro belas fotos dos Beatles, feitas por Freeman, mais a relação das músicas (indicando até quem é o cantor principal de cada música). Ao lado, uma curiosa foto de Ringo se preparando para ser fotografado, observado pelo ator Victor Spinetti. Essa foto revela também um truque usado por Freeman, que inverteu as fotos de John e Ringo (note que os botões estão do lado oposto ao que aparece na capa).


Rubber Soul, a capa de borracha

E lá vem ele de novo! Quem? Robert Freeman, é claro! Ele foi o autor de mais uma capa icônica dos Beatles. E desta vez não foi apenas na fotografia: ele foi determinante também para a concepção da capa. A foto foi feita na casa de Lennon, Kenwood, em Weybridge, com a intenção de fazer uma composição diferente: ao invés das roupas pretas, uma combinação de preto e marrom (sim, isso foi proposto por ele!). Até aí, tudo nada demais. O toque de magia beatle aconteceu mesmo quando, alguns dias depois, no apartamento de um amigo, Freeman reuniu os Beatles para a escolha da foto a ser usada na capa, com o uso de um projetor. Num determinado momento, a foto se soltou e ficou torta na projeção. Ao ver a imagem deformada, todos chaparam e imediatamente foi solicitado que aquele efeito fosse mantido na capa. Tudo a ver com o título do álbum, "Alma de Borracha".


Logotipo e contracapa

Infelizmente não temos o nome do gênio que criou aquele logotipo, mas ainda assim, fazemos nosso tributo a ele, que criou mais uma imagem icônica ligada aos Beatles. Na época, para ser reproduzido em alguns países, ele teve que ser redesenhado por designers locais - como podemos constatar na capa dessa versão italiana, em que o logo aparece meio "emagrecido". Na contracapa foram selecionadas 8 fotos (duas de cada beatle) feitas na mesma sessão em Kenwood. O mais interessante é que as fotos ficaram excelentes, a ponto de na capa do álbum seguinte (Revolver), duas delas serem reaproveitadas.

E aqui encerramos essa parte (a primeira de quatro) da nossa pesquisa sobre as capas dos álbuns dos Beatles. Em alguns dias lançaremos:
- Parte 2: 1966-1967
- Parte 3: 1968-1970
- Parte 4: Coletâneas, singles e compilações