Meninos, eu vi: Banda Hey Jude no Burlesque (SP)


Por José Carlos Almeida
Na Beatlemania atual, há uma tendência das bandas cover se afastarem do estilo "cover", por mais que pareça discrepância. A grande maioria se dedica a releituras, algumas acústicas, outras com peso extra nas guitarras, outras versões mais rápidas... e por aí vai. Mas ainda existem aquelas que são, por assim dizer, mais tradicionais. A Hey Jude, de São Paulo, está nesse estilo. Usam figurino temático, incluindo perucas, e fazem um som detalhadíssimo, do tipo que às vezes temos a impressão de que estamos ouvindo o disco. Eles reproduzem os arranjos originais, nota por nota, e até mesmo o andamento das músicas.

Foi assim ontem, uma noite de quinta-feira agradável, em um local igualmente agradável: o Burlesque, que é o espaço de shows do restaurante chiquérrimo Paris 6. É meio esquisito ver a granfinagem paulista sentada em assentos confortáveis, pagando contas caras e, ao mesmo tempo curtindo Rock'n'roll. Muito diferente das platéias suarentas que os próprios Beatles entretiam. Mas o que mais interessa é o show... e quando ele começou, aí sim, os meninos mostraram do que são capazes. A apresentação foi feita com base num repertório que vai de 1962/1963 (músicas como "Please Please Me", "Love Me Do" e "Misery") até 1965/1966 ("Ticket To Ride", "Drive My Car", "Yellow Submarine"), passando pelas trilhas sonoras ("A Hard Day's Night", "If I Fell", "Help!") e até algumas não tão conhecidas ("I Call Your Name", "Matchbox", "If I Needed Someone", "Taxman"). Sempre seguidas por aplausos entusiásticos da platéia.

Um momento interessante é o intervalo para a mudança de figurino (dos terninhos pretos para o uniforme marrom do Shea Stadium), em que o maestro Anselmo, que faz o papel de George Martin, assume o palco para rapidamente encantar a todos com versões personalíssimas e muito bem tocadas e cantadas de duas músicas dos Beatles ("Here, There and Everywhere" e "Michelle"). Depois do show, os meninos (César, Thomas, Thiago e Renato) ainda tem a cortesia de passarem mais de meia hora atendendo pedidos de fotografias dos fãs. Por tudo que vi e ouvi, concluo que trata-se de um show imperdível! Fiquem ligados, a agenda dos caras está sempre sendo atualizada!