Rutherford Chang, o cara que tem mais de 2.700 cópias do Álbum Branco

 

A beleza absoluta encontrada na capa do álbum homônimo dos Beatles de 1968 (conhecido como White Album ou Álbum Branco) cativou muitos fãs, mas o artista Rutherford Chang gosta mesmo é quando o famoso design todo branco do LP sofre algum desgaste.

Chang vem adquirindo cópias do Álbum Branco de todo o mundo, em qualquer condição, há anos. Ele prefere as cópias da primeira edição - impressões posteriores removeram o número de série e, em alguns países, os "The Beatles" em relevo na capa - e aquelas que não estão em perfeitas condições. Para Chang, quanto mais proprietários decorarem a capa branca com suas próprias obras de arte, melhor. Várias manchas também estão bem.

“Eu estava interessado nas diferentes maneiras como as capas envelhecem”, disse ele ao The New York Times. “Por ser uma capa toda branca, as mudanças são aparentes. Os números de série faziam com que colecioná-los parecesse natural e, quanto mais eu conseguia, mais interessante ficava. Como você pode ver, muitos deles são escritos e cada um tem uma história. O acúmulo de histórias faz parte disso. Mas também é sobre como o objeto físico - o registro - simplesmente não existe mais”.

Em 2013, Chang exibiu sua coleção, então com quase 700 cópias, na Recess Gallery no bairro de Soho, em Nova York. Foi configurada como uma loja de discos, com as placas divisórias organizando os registros por número de série. Mas o artista usou o espaço para comprar mais cópias do que vender o que já havia adquirido.

Embora a exposição, chamada "We Buy White Albums" tenha durado apenas alguns meses, o inventário pode ser visto online em sua conta do Instagram. Chang o atualiza regularmente e atualmente tem mais de 2.700 postagens. A coleção inteira também faz parte de uma exposição no Kunsthal Rotterdam.

A capa do álbum branco foi criada por Richard Hamilton, com instruções de Paul McCartney para ir para uma abordagem minimalista após a explosão de cores do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Hamilton optou por uma capa toda branca, com apenas um "The Beatles" em relevo em um pequeno ângulo e um número de série localizado no canto inferior direito. A ideia de numerar os registros individualmente, disse Hamilton, era “criar a situação irônica de uma edição numerada de algo como 5 milhões de cópias”.

Instagram do We Buy White Albums:
https://www.instagram.com/webuywhitealbums/