O baú dos Beatles parece mesmo ser sem fundo. Mesmo a banda tendo
durado apenas cerca de uma década, e de muito material raro já ter sido
disponibilizado oficialmente ou através de discos piratas, ainda há
muitas coisas inéditas. Diversas faixas que são desconhecidas dos fãs e
do grande público. Veja uma lista de vinte gravações que ainda estão
escondidas, ou em alguns casos, possivelmente perdidas para sempre.
1 . Live at the Cavern – meados de 1962
Comprada em um leilão por Paul McCartney em 29 de agosto de 1985. Esta
fita contém 18 músicas, a maioria covers , incluindo alguns jamais
veiculados como “Hey! Baby” (Bruce Channel), “If You Gotta Make a Fool
of Somebody” (James Ray), “Sharing You” (Bobby Vee) e “What’s Your Name”
(possivelmente a mesma canção da dupla Don & Juan). Como McCartney é
o dono da única cópia e nada foi usado no Anthology 1, pode-se concluir
que a qualidade do áudio não é muito boa.
2 . Sheila – 26 de outubro de 1962, BBC
Frequentemente, os Beatles tocavam músicas de outros artistas em suas
sessões para a rádio BBC. Este cover de “Sheila”, composta por Tommy
Roe, seria registrado pela banda dois meses depois em Hamburgo, fazendo
parte do bootleg “Live at Star Club”. A versão feita para a BBC teria
uma qualidade sonora superior, assim como a performance da banda. Porém,
acredita-se que a fita foi apagada ou desapareceu para sempre.
3. Three Cool Cats – 16 de janeiro de 1963, BBC
Outro exemplo de música gravada nas sessões da BBC, mas não transmitida.
Há uma versão de “Three Cool Cats” do teste dos Beatles para a
gravadora Decca realizado em 1 de janeiro de 1962, facilmente
disponível. Mas é uma pena que a versão da BBC não sobreviveu.
Acredita-se que a gravação perdida seria melhor que a da Decca, uma vez
que o grupo tinha evoluído ao longo daquele ano.
4. Hold Me Tight – 11 de fevereiro de 1963, sessão do LP “Please Please Me”
Sabe-se que os Beatles tentaram uma primeira versão de “Hold Me Tight ”
durante a única sessão do disco “Please Please Me”. É provável que as
fitas (juntamente com cerca de metade das fitas das gravações deste
primeiro LP) não existam mais, porém coisas estranhas têm milagrosamente
aparecido. A faixa seria regravada e lançada no segundo álbum da banda.
5. Do You Want to Know a Secret – início de 1963, fita demo de John Lennon
O cantor Billy J. Kramer lembra de ouvir uma fita demo desta canção
antes de gravá-la como seu compacto de estreia em 21 de março de 1963.
No encarte do CD “The Best of Billy J. Kramer & the Dakotas: The
Definitive Collection “, ele revelou o seguinte: “Eu tinha esta fita que
me foi dada, e era John Lennon cantando com um violão. Na fita ele
(Lennon) dizia ‘sinto muito pela qualidade do som, mas é o cômodo mais
silencioso que eu poderia encontrar em todo o edifício’. Então ele foi
para o banheiro”. O paradeiro desta fita é desconhecido.
6. Three Cool Cats – 02 de julho de 1963, BBC
Outra versão dos Beatles para esta original dos Coasters, gravada em uma
sessão para a Rádio BBC em julho de 1963, mas, assim como a gravação de
janeiro, não foi transmitida e não restou nenhuma cópia até onde se
sabe.
7. World Without Love – início de 1964, fita demo de Paul McCartney
A canção composta por Lennon e McCartney foi cedida à dupla Peter &
Gordon. Peter Asher confirmou possuir uma fita demo que consiste em Paul
McCartney tocando “World Without Love ” ainda inacabada. Esta gravação
foi leiloada recentemente, mas ainda não foi divulgada para o público.
8. Beatles/Carl Perkins session – 1 de junho de 1964, suposta parceria em estúdio
Carl Perkins, um dos pioneiros do rock, afirmou em várias ocasiões que
ele e os Beatles gravaram juntos no estúdio em 1 de Junho de 1964. As
canções incluiriam “Blue Suede Shoes”, ” Honey Don’t”, “Everybody’s
Trying to Be My Baby”, “Your True Love”, “Sawdust Dance Floor”, entre
outras. Nada desta sessão é conhecido e não há indícios da existência de
fitas com os registros. Parece difícil acreditar que, se uma sessão
como esta ocorreu em um estúdio, não tenha sido gravada. Perkins lembrou
de ficar no estúdio com a banda até quase três horas da manhã.
Oficialmente, os registros de gravações dos Beatles que passaram da meia
noite só ocorreram após 13 de outubro de 1965.
9. You’re My World – 3 de junho de 1964 , outtake de estúdio
Sucesso da cantora Cilla Black. De acordo com o relato, esta
interpretação dos Beatles trata-se apenas de uma versão de 33 segundos.
Jamais foi ouvida pelos fãs.
10. It’s For You – meados de 1964, demo de Paul McCartney
Cilla Black lembra de receber uma fita demo desta canção de Lennon e
McCartney, que ela gravou em 1964 (e que os Beatles nunca lançaram sua
própria versão), com apenas Paul cantando e tocando violão.
11. No Reply – meados de 1964, fita demo inicial
Antes de os Beatles gravarem essa músca para o disco “Beatles for Sale”,
ela foi oferecida ao cantor Tommy Quickly, um artista contratado por
Brian Epstein, que gravou “No Reply”, mas não lançou. Colin Manley, que
tocou guitarra na versão inédita de Tommy lembra de uma demo diferente
dos Beatles. “Eu não acho que a versão do Anthology 1 é a demo que
ouvimos. É muito completa”. Manley conta que a versão que ele e Quickly
ouviram na época ainda estava incompleta e era possível ouvir o som de
uma descarga sendo acionada. “Típico do humor de John Lennon”, comentou o
músico que lembra de ouvir que os Beatles fizeram a gravação em um
hotel e, mais tarde, ele reconheceria a faixa lançada pela banda.
12. In My Life – 1965, fita particular
Em sua entrevista para a Playboy em 1980, John Lennon disse que ele
provavelmente tinha uma fita original de “In My Life”. A memória de John
não era sempre impecável, mas na mesma resposta, ele também se lembrou
de fitas com “Strawberry Fields Forever” e “We Can Work It Out “, que
apareceriam nas décadas seguintes. “In My Life” é conhecida por ter a
letra alterada consideravelmente no decorrer de sua composição desde o
rascunho. Referia-se inicialmente à locais de Liverpool como Penny Lane,
o que faria de uma possível pré-versão muito fascinante.
13. What Goes On – final de 1965, demo multi-track de Paul McCartney
Em abril de 1966, a edição da The Beatles Monthly Book trazia Neil
Aspinall relatando que “quando Paul queria mostrar a Ringo como era What
Goes On, ele fez uma gravação multi-track. Para isto, Paul cantou,
tocou guitarra, baixo e bateria. Então Ringo ouviu a fita finalizada e
acrescentou suas próprias ideias antes da sessão de gravação”.
Recentemente, esta gravação foi leiloada, mas ainda não foi
disponibilizada para o público.
14. Love You To – 11 abril de 1966, take 1 acústico
O mais intrigante outtake do álbum “Revolver” é uma versão acústica de
George Harrison para sua composição “Love You To”, com Paul McCartney
nos vocais de apoio, que deve ser consideravelmente diferente, nesta
forma primitiva, da gravação com arranjo indiano. A fita com esta versão
inédita foi leiloada junto à demo de “What Goes On” e também permanece
desconhecida dos ouvidos dos fãs.
15. Eleanor Rigby – 1966, demo de Paul McCartney
Na biografia
Many Years From Now (de Barry Miles), Paul
McCartney lembrou-se de usar um estúdio em Montagu Square, em Londres,
para gravações demonstrativas. “Eu tinha acabado de escrever Eleanor
Rigby e então fui sozinho para o porão em um dia de folga. Apenas levei
um violão e usei o local como um estúdio de demonstrações”. Um breve
trecho de Paul no violão cantando “Eleanor Rigby” apareceria mais tarde e
pode ser deste período, mas nenhuma outra dessas gravações foi
veiculada.
16. Carnival of Light – 05 de janeiro de 1967, faixa experimental
Uma das mais lendárias gravações dos Beatles jamais ouvida pelo grande
público. “Carnival of Light” foi na verdade uma colagem de som
experimental com duração de quase 14 minutos, feita para (e executada
em) um evento de mídia da contracultura de mesmo nome no teatro
Roundhouse, em Londres, nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 1967.
A faixa nunca vazou em discos piratas e foi cortada da série Anthology.
Paul McCartney já demonstrou interesse em liberar a gravação algum dia,
mas advertiu que ela é extremamente incomum ao trabalho dos Beatles.
17. Good Night – meados de 1968, demo com John Lennon nos vocais
Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, menciona em seu livro
Here, There and Everywhere: My Life Recording the Music of the Beatles
(co- escrito com Howard Massey ), que John Lennon fez uma demo de “Good
Night” para Ringo e que foi tocada duas vezes no estúdio. “É uma pena
que esta fita especial foi perdida para o mundo, e que ninguém nunca vai
saber o jeito lindo como John cantou sua canção”, escreveu Emerick.
18 . Helter Skelter – 18 de julho de 1968, take 3
Talvez o Santo Graal das gravações inéditas dos Beatles. Esta é a
lendária versão de 27 minutos e 11 segundos de “Helter Skelter”. Na
verdade, esta é uma versão lenta, bluseira e mais arrastada como a
versão editada do take 2 (que tinha 11 minutos) para o CD Anthology 3.
Durante muito tempo, as pessoas pensavam que a longa gravação tratava-se
da mesma contida no White Album, porém completa. Apesar de inúmeros
fãs terem pedido para a faixa de quase meia hora entrar na série
Anthology, George Martin achou que seria muito chato incluir uma faixa
tão extensa. O take 3, a mais longa gravação dos Beatles, é totalmente
desconhecido e segue guardado para a curiosidade dos fãs. Sabe-se apenas
que grande parte da faixa consiste em passagens instrumentais.
19. Etcetera – 20 de agosto de 1968, sobra de estúdio
O segundo outtake mais procurado do “White Album” é “Etcetera”, de Paul
McCartney. Gravada em um único take pelo compositor. A canção é
lembrada pelo engenheiro técnico da EMI, Alan Brown, como uma linda
balada. A fita, aparentemente, não está mais nos cofres da gravadora.
Paul não pareceu tão entusiasmado quanto Brown em relação à esta música
quando falou dela na biografia
Many Years From Now. Ele apenas lembra de escrevê-la tendo Marianne Faithfull em mente.
20. The Long and Winding Road – final de 1968, demo de Paul McCartney
Sabe-se que Paul McCartney tocou ao piano uma versão de “The Long and
Winding Road” em algum momento durante as sessões do “White Album”,
antes de ela ser ensaiada e gravada nas sessões de “Get Back/ Let It Be”
em janeiro de 1969. Este primeiro registro nunca foi ouvido pelos fãs.