Letra de "Yesterday" foi escrita em Portugal


A letra de "Yesterday", uma das mais emblemáticas canções de Paul McCartney e dos Beatles, foi escrita em Portugal, dentro de um carro, no trajeto de cinco horas, por estradas más, na época, entre Lisboa e Faro. Foi o próprio McCartney que o relatou no livro Yesterday And Today, editado em 1995 nos 30 anos da canção.

Com mais de 2.500 versões diferentes, um recorde do Guinness, e mais de sete milhões de passagens na rádio norte-americana, outro recorde sem precedentes, "Yesterday", que tem apenas dois minutos de duração, foi composta (melodia) enquanto Paul dormia.

Num dia de 1963, no início da carreira dos Beatles, Paul McCartney, 21 anos, acordou de manhã com a melodia na cabeça e sentou-se imediatamente ao piano a tocá-la, dando-lhe o título provisório, mas pouco romântico, de "Scrambled Eggs (Oh My Baby How I Love Your Legs)".

"Quando pensava na canção com que tinha sonhado, a mãe de Jane entrou na sala e perguntou se alguém queria ovos mexidos ("scrambled eggs"). A melodia saiu-me tão bem que julguei que estava a copiar alguém, a fazer algum plágio inadvertido. Andei meses pesquisando se alguém conhecia a canção", conta Paul McCartney.

Com muitas dúvidas e receios, Paul McCartney tocou a canção pela primeira vez a George Martin em Janeiro de 1964, no Hotel George V, em Paris. O produtor dos Beatles ficou entusiasmado e incentivou McCartney a gravá-la. "Nessa altura, Paul disse-me que queria apenas um nome para a canção, talvez "Yesterday", mas que achava o título 'piroso'. Aconselhei-o no entanto a seguir em frente", lembra George Martin.

O título da canção foi definitivamente fixado em Portugal, a 27 de Maio de 1965, quando Paul McCartney tirou duas semanas de férias, com Jane Asher, na casa de Bruce Welch, dos Shadows, em Albufeira (Algarve). Nesse dia, Paul McCartney voou de Londres para Lisboa (Faro, no Algarve, não tinha ainda aeroporto) e no carro alugado com motorista, a caminho de Albufeira, escreveu a letra de "Yesterday" ao passar pelo rio Mira. "Sempre detestei perder tempo e a viagem era muito longa", justifica assim Paul McCartney a inspiração para a letra.

Nos anos 60, Albufeira era ainda uma pacata aldeia de pescadores, onde estrelas pop como Cliff Richard, Frank Ifield e Bruce Welch, entre outros, tinham casas. Acima de tudo podiam deleitar-se sem ser reconhecidos. Foram aliás os britânicos - e sobretudo os músicos pop - que transformaram Albufeira em uma cidade conhecida no Mundo.

Ao chegar a Albufeira, a casa de Bruce Welch, guitarra-base dos Shadows, onde permaneceria de férias, McCartney pediu de urgência uma guitarra. "Já estava fazendo as malas para ir embora de Portugal, quando Paul me perguntou se eu não tinha um violão", conta Bruce Welch. Bruce emprestou-lhe um Martin 0018, de 1959, e McCartney dedilhou, com o instrumento virado ao contrário por ser canhoto, e cantou pela primeira vez "Yesterday", com a letra escrita no carro e que se conhece hoje.

Entusiasmado com a inspiração portuguesa, Paul McCartney e Jane Asher viriam a antecipar o fim das férias em Albufeira (onde, mais tarde, no início de 1969, Paul, já com Linda, viria a compor "Penina" para os Jotta Herre) para gravar imediatamente "Yesterday" em Abbey Road.

A gravação de "Yesterday" decorreu apenas em dois dias, 14 e 17 de Junho de 1965, depois das 19h, no famoso estúdio 2 de Abbey Road, em Londres. No primeiro dia gravou-se a voz e o violão de Paul McCartney, no segundo, o quarteto de cordas. Foi a primeira vez na carreira dos Beatles e na música pop/rock que se gravavam cordas numa canção, o que provocou surpresa.

Os executantes anônimos (não estão creditados no disco) foram Tony Gilbert (primeiro violino), Sidney Sax (segundo violino), Francisco Gabarro (violoncelo) e Kenneth Essex (viola), nomes que só foram tornados públicos, pela primeira vez, em 1988, 23 anos depois da gravação. Os outros três Beatles, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, não participaram na gravação, o que também acontecia pela primeira vez. Isso provocou comentários na imprensa, sugerindo uma separação do grupo. A verdade é que os três Beatles assistiram às gravações no estúdio, sendo as suas vozes audíveis na fita original do primeiro "take", gravado em mono.

Uma das curiosidades da gravação de "Yesterday", canção ao estilo erudito, é que foi gravada logo depois da gravação de uma das canções mais "rock" dos Beatles, "I'm Down", também cantada por Paul McCartney, o que prova a riqueza e a diversidade de estilos dos Beatles. Outra das curiosidades reside no fato de, ao contrário do que se possa parecer na audição da canção, não existe uma dupla gravação da voz de Paul McCartney.

"O que aconteceu - explica George Martin - é que como não usamos fones, o som do primeiro 'take' entrou pelo microfone do segundo 'take', tendo dado a ilusão de ´double tracking', que não existiu". Os arranjos clássicos da canção são da autoria de Paul McCartney e de George Martin, o qual diz, porém, que a "melhor parte" é da responsabilidade de McCartney. "Quem me dera a mim tê-los feito eu!", afirma.

"Yesterday" nunca foi editado em single na Grã-Bretanha durante a carreira dos Beatles, porque o quarteto de Liverpool nunca acreditou que fosse uma canção "suficientemente forte" para o top. Foi apenas incluída no álbum Help!, lançado em 6 de Agosto de 1965, mas nem sequer está na trilha sonora do filme com o mesmo título.

Embora John Lennon tenha dito uma vez que nunca teria composto uma canção como "Yesterday", admitiu no entanto que se tratava de uma canção "bonita" e com uma letra "boa", mas "inconclusiva".

A grande ironia de "Yesterday", inteiramente da autoria e da responsabilidade de Paul McCartney, é que sempre que o ex-Beatle a canta tem de pagar uma libra simbólica à Sony Music, detentora dos direitos de quase todas as canções dos Beatles.

Em 2000, Paul McCartney solicitou à viúva de Lennon, Yoko Ono, que autorizasse uma alteração na ordem de precedência autoral nos créditos de "Yesterday" - McCartney/Lennon em vez de Lennon/McCartney -, mas a "viúva negra" recusou a ideia. A revelação foi feita pelo próprio Paul McCartney numa entrevista à página britânica da Amazon na Internet, durante a divulgação do projeto  Anthology. "Não quero tirar Lennon dos créditos, mas a verdade é que fui eu o único Beatle que compôs a canção e que a gravou sozinho", explicou McCartney. "Pedi a Yoko, como um favor a mim próprio, que após 30 anos de John figurar à frente, ela não se importaria de trocar os nomes só para esta canção. Não quero tirar Lennon dos créditos. Estou mesmo em crer que John não se importaria com isso, mas Yoko importou-se. Esta é uma das razões por que nós não nos damos bem", esclareceu McCartney.

Quando começaram a compor no início da década de 60, John Lennon e Paul McCartney, em homenagem às famosas duplas de compositores norte-americanos, como Leiber/Stoller ou Goffin/King, decidiram assinar Lennon/McCartney, independentemente de quem fazia o quê, embora os três primeiros singles ("Love Me Do", "Please Please Me" e "From Me To You") sejam ainda McCartney/Lennon, só se optando depois pela ordem alfabética.

"Yesterday" é dedicada à Mãe, falecida, vítima de câncer, quando Paul McCartney tinha apenas 14 anos.

Por Luis Pinheiro de Almeida