Meet The Rutles!


O bom humor sempre foi uma forte característica dos Beatles. E nos anos 70, quando a banda já não mais estava junta, pintou algo que superava tudo que os Beatles já tinham feito nesse sentido: a banda satirica The Rutles, que emulava a história dos Fab de uma maneira surreal. Saiba mais sobre esse trabalho, que chegou a fazer muito sucesso no cinema e até entre os lançamentos musicais!

In the beginning


Eric Idle criou, em 1975, depois do fim do Monty Python (grupo inglês de comédia que ele fazia parte) um novo show para a BBC chamado Rutland Weekend Television. Neil Innes, ex-membro da banda Bonzo Dog Doo-Dah Band e colaborador freqüente do Monty Python era o responsável pela maioria das músicas utilizadas na Rutland TV. Essa série teve 14 episódios, divididas em duas séries, 12 Maio a 16 Junho de 1975 e 12 Novembro a 24 Dezembro de 1976 e um especial de Natal transmitido dia 26 de Dezembro de 1975. Nesse episódio de Natal, o convidado especial era ninguém menos que George Harrison! George entra no palco aos primeiros acordes de "My Sweet Lord", mas na verdade acaba cantando "The Pirate Song", que foi composta por ele e Eric especialmente para o programa.

Os Rutles apareceram pela primeira vez no primeiro episódio da segunda série da Rutland TV. Neil Innes havia composto "I Must Be In Love", que era parte de um sketch sobre pessoas "viciadas em amor", onde Neil saia do hospital, de camisola, cantarolando e perambulando pelas ruas. De repente, havia um corte para uma sequência em preto e branco de uma banda tocando a música - a banda era The Rutles.

Os membros do Rutles nessa época eram Dirk McQuickly (Eric Idle), Stig O'Hara (John Halsey), Ron Nasty (Neil Innes) and Kevin (David Batley, baterista inglês). Kevin seria mais tarde substituido por Barrington Womble, que era mais conhecido como Barry Worn (também interpretado por David Batley). Para as filmagens de All You Need Is Cash, Rikki Fataar (que tocou em álbuns dos Beach Boys) era Stig; Ollie Hallsal, também músico, era Leppo e dublou Eric Idle nas músicas (Eric estava hospitalizado na época das sessões de gravação). As músicas foram todas compostas por Neil.


The Rutles invadem os EUA!


Em 1976, Eric foi o convidado especial do programa Saturday Night Live. Na época, o produtor Lorne Michaels havia feito uma "oferta" aos Beatles, para que se reunissem por US$ 3000, para tocar "apenas 3 músicas" no programa, o que acabou nunca acontecendo, mas foi a deixa perfeita para os Eric mostrar o clip de "I Must Be In Love" para o público americano. O sucesso foi enorme, e Eric foi convidado a voltar ao programa no ano seguinte, dessa vez levando Neil com ele. O sketch era uma maratona de artistas a fim arrecadar fundos para a Inglaterra na campanha "Save Great Britain", e um dos artistas participantes o ex-Rutle Ron Nasty, que morava em New York, e tocou, em um piano branco o famoso sucesso "Cheese and Onions".

A repercussão foi enorme! Eric já tinha a ideia de fazer um documentário sobre a história dos Rutles, e Lorne se ofereceu para produzir o filme usando o contrato que tinha com a rede americana NBC. Nascia ai "All You Need Is Cash". Além do filme e álbum com a trilha sonora, toda uma estratégia de marketing foi montada por Derek Taylor, que era promotor dos Beatles e nessa época era vice-presidente nos Estados Unidos da gravadora Arista Records, incluindo cartões postais, pins, compactos promocionais e festas para os executivos de estações de radio e TV. "The Rutles are coming" era o tema principal.

All You Need is cash estreou nos EUA em 22 de Marco de 1978 e na Inglaterra em 27 de Marco de 1978. A versão em vídeo foi lançada em 1983. Neil Innes lançou alguns outros álbuns sob o nome Rutles e New Rutles, incluindo uma coletânea, batizada de Archaeology, que foi lançada na Beatlefest de Los Angeles, em 1996.

Participações especial no filme incluem George Harrison (repórter), Mick Jagger, Bianca Jagger (Martini, esposa de Dirk), Paul Simon, Roger McGough, Ron Wood, Michael Palin (Eric Manchester), John Belushi, Dan Ackroyd, Gilda Radner e Bill Murray. Neil conta em entrevistas que conheceu os Beatles através de Mike McCartney, que indicou a banda de Neil para fazer uma ponta em Magical Mystery Tour e que já estava trabalhando nessa época com alguns membros do que seria o Monty Python. George havia financiado um filme do Monty Phyton, A Vida de Brian, e quando foi convidado a participar de All You Need is Cash, aceitou imediatamente.

O diretor do filme, Gary Weiss diz: "George Harrison estava envolvido desde o começo. Ele estava sempre nos sets de filmagem, até quando não tinha nada o que filmar no dia. Nós estávamos sentados na cozinha da casa de Eric um dia, planejando uma sequência que realmente debochava do mito e George olhou para nos e disse 'Mas nós éramos os Beatles, você sabe!' e depois balançando a cabeça, disse 'ah, deixa pra lá'. Eu acho que ele era o único Beatle que percebeu a ironia daquela época maluca. A coisa mais surreal que eu lembro era quando estávamos fazendo a cena no edifício da Apple, George era o repórter entrevistando Neil. Um garoto chegou perto dele e perguntou 'Esse aí' que você está entrevistando é o John Lennon?'. Ele não tinha a menor ideia com quem estava falando". George também serviu de "consultor técnico", indicando as locações onde os Beatles fizeram seus vídeos e conseguindo autorizações para uso de imagens reais do arquivo de Neil Aspinal na época da Beatlemania.


A História


Em 21 de janeiro de 1959, a história dos Rutles começou quando Ron Nasty e Dirk McQuickly se conheceram em Egg Lane, Liverpool. Ron pediu a ajuda de Dirk para ficar de pé. Dirk, que não estava tão bêbado quanto Ron, o ajudou e aí nascia a lenda - uma lenda que duraria por toda a hora do almoço. Logo Stig O'Hara, um guitarrista sem um corte de cabelo definido, se juntou ao grupo. Levaria ainda mais dois anos antes que o baterista definitivo fosse encontrado, Barrington Womble, escondido na van. Quando o encontraram, foi convencido a mudar o nome para poupar tempo e o corte de cabelo para economizar gel. Ele se tornou simplesmente Barry Worn.

Eles conseguiram o seu primeiro empresário, Arthur Scouse, como parte de uma aposta (que eles perderam). Ele ficou tão impressionado com a música que mandou a banda para Hamburgo imediatamente. Achando que Hamburgo era perto de Liverpool, eles aceitaram. Naquela época havia um quinto Rutle, Leppo, que sempre tocava no fundo do palco. Ele não sabia tocar nada, mas sabia como se divertir. Para cinco garotos famintos existem lugares piores que uma prisao e o Rat Keller era um desses lugares. Por mais de um ano, noite após noite, eles tocaram no Rat Keller até que finalmente fugiram e voltaram a Liverpool. No meio da correria, perderam Leppo. Ele havia se escondido no porta-malas de um carro com uma fraulein e nunca mais foi visto. A sua influência nos Ruttles foi tão incomensurável que ninguém nunca se importou em medir.

Já em Liverpool, os Rutles persuadiram o dono do Cavern Club a deixá-los tocar segurando a cabeça dele embaixo d'água até que ele concordasse. Em Outubro de 1961, Leggy Mounthatten, um farmacêutico de Bolton, foi assistir a um show deles. Leggy ficou sabendo dos Rutles por um marinheiro que ele conheceu numa danceteria. Leggy odiou os Rutles: odiou a música, os cortes de cabelo, o barulho, mas adorou as calcas apertadíssimas que eles estavam usando. Leggy mandou demos e fotos dos Rutles para executivos em Londres, e finalmente Dick Jaws deu o primeiro contrato aos Rutles. O primeiro álbum, Meet The Rutles, foi gravado em 20 minutos. Em 1962, a Rutlemania tomava conta da Inglaterra! Sucessos como "Rut Me Do", "Twist and Rut", "Please Rut Me" trouxeram cenas nunca vista de fanatismo.

Em 1964 os Rutles invadiram a América. Dez mil fãs histéricas os aguardavam no aeroporto John F. Kennedy. Infelizmente, os Rutles pousaram no aeroporto LA Guardia.

Na segunda turnê nos Estados Unidos, em 1965, eles fizeram um show no Che Stadium. Como medida de segurança, os Rutles chegaram ao estádio de helicóptero um dia antes, o que permitiu que eles deixassem o estádio com toda a tranquilidade antes do público chegar! Os fãs gritavam tão alto que ninguém notou que eles não estavam lá.

Os Rutles então entraram na cena cinematográfica, e fizeram dois filmes, A Hard Day's Rut e Ouch! acompanhados das respectivas trilhas sonoras. Alguns anos mais tarde, Bob Dylan os apresentou a uma substancia que teria um enorme efeito na carreira dos Rutles - o cha! Eles adoraram os efeitos relaxantes do chá, ignorando conselhos de que isso os levaria a tentar coisas mais fortes. O chá influenciou enormemente o próximo álbum, Sergeant Rutter's Only Darts Club Band. Foi então que um escândalo estourou na mídia - durante uma entrevista, Dirk admitiu que não só tomava chá, mas acompanhava o chá com biscoitos. Muitos artistas foram presos por posse de chá depois dessa declaração.

Enquanto isso Stig, influenciado por Arthur Sultan, um místico de Surrey, começa a usar o tabuleiro de Ouija. Sultan convidou os Rutles para um fim de semana de meditação em Bognor, onde eles receberam as terríveis noticias sobre o empresário Leggy - cansado e solitário naquele fim de semana, Leggy tragicamente aceitou um emprego de professor na Austrália. Os Rutles ficaram chocados. E chapados.

Após a perda de Leggy, vem o primeiro fracasso da carreira dos Rutles, o filme Tragical History Tour. A estória do filme, quatro professores de história fazendo uma turnê a pé pelas casas de chá inglesas, foi massacrada pelos críticos.

Em 1968, Dirk e Nasty viajaram para New York, onde anunciaram a formação da Rutles Corporation, cujo logotipo era uma banana. Um dos únicos sucessos dessa recém-formada companhia foi o desenho animado The Yellow Submarine Sandwich.

Enquanto isso, Stig estava tão fora da midia que em 1969 rumores de sua morte estavam em todos os jornais. Ele haveria supostamente morrido em um incêndio de uma loja de colchões d'água e teria sido substituído por um modelo em cêra do museu de Madame Tussauds. As pistas de sua morte eram várias: em primeiro lugar, ele nunca disse nada; ainda que ele fosse o "quiet Rutle" ele não tinha dito uma palavra desde 1962. Em segundo lugar, na capa do álbum Shabby Road ele é o único que não esta usando calças, que de acordo com um costume ancestral italiano significa morte. Em terceiro lugar, Nasty teria cantado "I buried Stig" na musica "I Am The Waitress". Na verdade Nasty diz "e burres stigano", que, em um Espanhol muito ruim significa "você tem um búfalo?". Outra pista era a capa do Sgt. Rutter, onde Stig está na exata posição de um Yeti morrendo. Stig, é claro, não estava morto. Ele havia se apaixonado por Gertrude Strange. Foi amor a primeira vista. Eles foram passar a noite na casa de Stig, e ele só acordou um ano depois. Gertrude já havia ido embora, sem deixar endereço e nem um bilhete de adeus.

Barry também passou um ano na cama, mas para evitar o Imposto de Renda, e quando finalmente se levantou para atender o telefone, descobriu que a Rutle Corp. estava quase pedindo falência. Stig havia contratado Billy Kodak como seu novo empresario e Dirk então contratou Arnold Schwarzenweisengreenenbluenbraunenburger para representar os outros três legalmente. No meio dessa confusão toda, mais um álbum e filme foi lançado, Let It Rut.

Em dezembro de 1970 Dirk processou Stig e Nasty; Barry processou Dirk; Nasty processou Stig e Barry e Stig processou a si mesmo por engano. Era o fim dos Rutles.

Barry se tornou cabeleireiro e é dono de dois salões de beleza. Stig foi trabalhar como comissário de bordo na Air India. Dirk e sua esposa Matini formaram uma banda punk chamada Punk Floyd. Nasty se isolou do mundo em New York, só voltando a aparecer em público durante a campanha "Save Great Britain".