Pete Best, o baterista que 'cedeu' o lugar pra Ringo Starr


Pete Beste era filho de donos de um bar, The Casbah Coffee Bar. A mãe de Pete, Mona Best, converteu o porão de sua casa em um local onde Pete e seus amigos se encontravam depois da escola para ouvir e tocar música. A idéia agradou e o local começou a ser bastante frequentado, tornando-se mais tarde parte efetiva do agora Casbah Club, aberto durante a semana com músicas do Jukebox e nos fins de semana com apresentação ao vivo de bandas locais. Um dos amigos de George Harrison, que conhecia Pete Best e seu clube convidou ele e sua banda, o obscuro Les Stewart Quartet (na época os Quarrymen estavam meio parados) para se apresentarem no local.George aceitou o compromisso.

Les Stewart, lider da banda, por algum motivo qualquer, recusou-se a ir na apresentação. Houve uma briga e George saiu do grupo. Para honrar o compromisso, George convidou o resto do Quarrymen. O grupo começa a tocar seguidamente no local. John consegue convencer um amigo, Stuart Sutcliffe, a comprar um contrabaixo e se juntar ao grupo, tendo Pete Best substituindo Tommy Moore na bateria em algumas apresentações.

O Casbah Clube foi inaugurado no dia 29 de agosto de 1959 e em apenas um ano já tinha cerca de 1000 membros. Stuart sugeriu um novo nome para a banda, The Silver Beetles, logo passando para The Beetles e finalmente The Beatles, trocadilho de John. A ortografia correta foi mudada para Beatles fazendo um trocadilho com "beat" (batida).

Os Beatles voltam a tocar no Jacaranda, com Paul McCartney na bateria (Tommy More deixa a banda em definitivo), Stuart no baixo, George e John nas guitarras. Allan Willians, o empresário de todas as grandes bandas de Liverpool na época, convida os garotos para uma excursão à Hamburgo, na Alemanha, oferecendo-lhes um contrato para tocar em dois sombrios clubes: o Indra Club e o Kaiserkeller, porém o contrato exigia que a banda tivesse cinco componentes.

George lembra de Pete Best e Paul McCartney telefona para sua casa, convidando-o para ser um membro efetivo dos Beatles e viajarem para Hamburgo. Passam algumas temporadas na Alemanha, tocando mais de sete horas por noite e desenvolvendo seu repertório e estilo, aos gritos de "make Show!" do público e começam a usar roupas de couro.

Em uma de suas visitas à Alemanha, Stuart deixa o grupo, George é deportado por ter apenas 17 anos, Pete best e Paul Mccartney também foram deportados por terem sido flagrados pendurando uma camisinha na luminária da parede de uma casa.

Quando chegam a Liverpool, começam a ser mais respeitados devido ao Mersey Beat, jornal que falava dentre outras coisas sobre música e divulgava os Beatles como uma grande Banda. Agora já são a atração principal dos maiores clubes de Liverpool.

Pete Best é o mais carismático do grupo. Nas apresentações ao vivo da banda é o nome dele que as mulheres gritam. Paul McCartney começa a ficar insatisfeito com seu baterista. Além de ser tecnicamente fraco, se comparados com outros bateristas, ele simplesmente falta algumas apresentações. Ringo Starr o substitui em alguns casos.

Em uma apresentação no Cavern Club, são apresentados a Brian Epstein, dono de uma loja de discos e grande responsável pela explosão da banda. Ele havia ficado surpreso com tantos pedidos para o single "My Bonnie", o qual os Beatles participaram como banda de apoio para Tony Sheridan. Brian assiste o show e logo se torna empresário do grupo.

O primeiro passo foi mudar a imagem do grupo, substituindo as roupas de couro por algo mais formal. No final de 1961, Brian leva o grupo para fazer um teste na Decca. Lá eles gravam várias faixas (algumas disponíveis no Antology 1), mas são recusados pela gravadora. Brian consegue um outro teste, desta vez com George Martin, da EMI.

George gosta muito do grupo e assina um contrato, porém o baterista não o agradou. Passado quase dois anos com os Beatles, Pete Best criou um estilo próprio de tocar, diferente de qualquer outro baterista de Liverpool, porém foi classificado como "fraco" tecnicamente por George Martin. Ficou acertado que George Martin contrataria um baterista para as gravações e Brian poderia utilizar Pete Best nas apresentações. Não dava para imaginar a reação do público vendo os Beatles com outro baterista. Apesar disso, Pete é afastado definitivamente .

O dia 16 de agosto de 1962 iria mudar o destino de Pete para sempre. Ao chegar no escritório de Brian, ele lhe passa o que foi decidido entre ele e George Martin: "George não quer você no grupo". O telefone toca, possivelmente Paul McCartney, e Brian vai atender, deixando Pete sozinho com seu amigo Neil Aspinall. Pete começa a beber e Neil, furioso com a decisão, afirma que irá pedir demissão (foi Pete que convidou Neil Aspinall para trabalhar com os Beatles, como motorista nas excursões do grupo). Pete diz para o amigo não fazer isso. Brian, George, John e Paul já começam a cogitar alguns nomes para substituir Pete Best. Entre eles estavam Johnny Hutchinson, que recusou por ser grande amigo de Pete (fontes seguras garantem que este foi o primeiro nome considerado para a reposição e que Johnny recusou apenas por ter problemas pessoais com John Lennon).

No dia 19 de agosto, três dias após a demissão de Pete, os Beatles se apresentam no Cavern com Ringo definitivamente na bateria. Inicialmente o público repudiou a nova formação aos gritos de "Pete para sempre, Ringo nunca!", ou ainda; "queremos o Pete". George Harrison teria levado um soco no olho naquela apresentação.

Brian chegou oferecer outras oportunidades para Pete Best. Em 1963 ele se casa com sua namorada, Kathy, e assina contrato com a Decca, gravando "Let's Stomp". Pete começa a tocar em sua nova banda, The Pete Best Four. Grava em 1964 "I'm Gonna Knock on Your Door", sem conseguir nenhum sucesso.

A banda muda de nome para The Pete Best Combo e é levada por um produtor independente (Bob Gallo) para uma excursão pelos EUA, aparecendo em programas de TV com Roy Orbinson.

Durante os anos 60, Pete Beste gravou alguns discos sempre associando sua imagem aos Beatles, mas sem nunca conseguir algum reconhecimento. Cansado de tudo, ele acaba desistindo da música.

Já nos anos 90, ele volta a gravar um bom disco com a The Pete Best Band. O álbum Back To The Beat foi gravado ao vivo no Cavern Club e faz releituras de vários clássicos dos anos 50 e 60. A partir daí, Pete Best retomou sua carreira musical e, segundo consta, se tornou um senhor milionário com o lançamento do Anthology I, com o licenciamento dos fonogramas em que ele participa como baterista (exatamente aquelas músicas recusadas pela Decca). Atualmente, continua se apresentando, geralmente em eventos comemorativos aos Beatles. Em pelo menos 3 ocasiões esteve se apresentando no Brasil, sendo as duas últimas com a banda Clube Big Beatles, de Vitória/ES.

Pete Best em Vitória/ES, com a banda Clube Big Beatles.

Pete Best no Brasil, com José Carlos Almeida (Portal Beatles Brasil)