Peter Fonda - Ele sabe como é estar morto


O eterno "Sem Destino" Peter Fonda também teve a sua pontinha de participação nas atividades da maior banda de todos os tempos. Foi em 66, a época das drogas psicodélicas e baladas ácidas. Se hoje você não consegue imaginar o mundo sem a música "She Said, She Said", agradeça a ele. John Lennon não gostava muito dele, mas Peter Fonda estava lá presente nos anos 60 quando os Beatles abusaram tanto de LSD que George Harrison achou que ia morrer. E foi Fonda, o ator cult que rodava pelos EUA em sua Harley Davidson com Dennis Hopper no clássico filme de 1969, Sem Destino (Easy Rider), quem inspirou a letra de "She Said, She Said".

"Foi numa tarde em 1965, lembro muito bem", disse Peter Fonda, do alto de suas botas de cowboy em uma entrevista para a Reuters. "John e George já tinham tomado ácido, então me ligaram e perguntaram se eu queria ir até a casa onde eles estavam hospedados, e eu pensei 'ah, legal, e por que não? Afinal são os Beatles!'", ele lembra, descrevendo como foi que eles acabaram todos viajando de ácido.

"Então a uma certa altura, George estava realmente assustado, achando que ia bater as botas, o que infelizmente é um dos efeitos colaterais da droga. Então eu estava tentando ajudá-lo", disse o ator, que aos 10 anos de idade disparou um tiro acidentalmente contra o próprio peito e quase morreu.

"E eu dizia, 'Nao se preocupe, George, vai ficar tudo bem. Eu sei como é estar morto...' (I know how it is to be dead)". E então Lennon olhou para mim, muito bravo, e disse 'Você sabe como é estar morto? Quem é que colocou tanta merda na sua cabeça? Você me faz sentir como se eu nunca tivesse nem nascido!' (You're making me feel like I've never been born)". E naquele instante, assim que ele disse isso, John esbugalhou os olhos e sabia que isso ia dar uma boa letra: 'You're making me feel like I've never been born'", relembra Fonda, cantando alguns versos da gravação de 1966. Foi um desses momentos clássicos e regados a drogas dos anos 60, mesmo que Lennon estivesse bravo naquele instante. "Ele nunca gostou de mim. Na verdade, John me odiava. Ele não suportava ter alguém inteligente ou intelectual perto dele", lembra Fonda, sentado no hotel Venice Excelsior, em Veneza, vestindo jeans, uma jaqueta de couro preta e óculos Ray Ban.

Só um comentario particular: a desculpa de que o John não gostava dele porque "ele não suportava ter alguém inteligente ou intelectual perto dele" é bem estupida e errada. No proprio Anthology conta-se que ele ficou repetindo esse "I know how it is to be dead" à exaustão, dezenas de vezes, por isso que o John ficou puto com ele! Mas de qualquer forma, agradeçamos ao Peter Fonda. Sem ele, não teríamos esse grande clássico para ouvir quando quisermos.