The Beatles - With The Beatles (1963)

Com o sucesso do primeiro álbum, os singles anteriores "Love Me Do" e "Please Please Me" e os posteriores "From Me To You" e "She Loves You" (que foi o compacto mais vendido de todos os tempos até 78, quando perdeu a posição para "Mull of Kintyre", dos Wings) e fantásticas turnês ao redor da Inglaterra, Martin viu a necessidade de impor a meta de dois LPs por ano, afim de que eles comprovassem que realmente haviam vindo para ficar.

Para isso, ao invés de apenas um dia de gravação foram necessários mais de cinco dias espalhados em quatro meses; pois não tinha como programar mais de cinco dias de gravação em Abbey Road, pois tinha turnês, programas de rádio, entrevistas, e eles ainda "moravam" oficialmente em Liverpool e deveriam ter tempo para compor material novo.

Os jovens e inexperientes meninos de um ano antes que nunca tinham pisado em um estúdio profissional, deram lugar a rapazes espertos e curiosos. Como compositores John e Paul estavam ainda mais profundos e suas características, embora imperceptíveis na época começavam a aparecer, contribuindo para a união neste momento e a definição do estilo de cada um. George, por outro lado também estava despontado como compositor, ainda sem seu estilo característico mas, com um charme inestimável.

Além disso este foi o primeiro álbum ouvido nos paises americanos (tipo Brasil com Beatlemania e EUA com Meet The Beatles) Isto e muito mais fazem de With The Beatles no mínimo marcante, pois a partir daí, à semelhança do que havia acontecido com os singles "Love Me Do" e "Please Please Me", quando Liverpool cedeu seus rapazes para toda a Inglaterra, ela seria obrigada a cedê-los para o mundo.

Lado 1
It Won't Be Long

A explosiva primeira canção levou 23 takes na segunda sessão de gravação (30 de julho) pois, mesmo depois de 10 takes, sendo 2 deles sobreposições, a mesma se apresentava incompleta. Então, eles retornaram a ela mais tarde fazendo mais doze. John entra direto sem introdução, dando o melhor de seu vocal nesta canção que, embora não seja das mais conhecidas é tida por alguns como o melhor início de um álbum. Deve-se destacar as fantásticas harmonias de Paul e especialmente George que, apesar de ter uma voz tão aguda quanto Paul sempre se utilizava de seu registro grave, afim de que John cantasse na sua altura natural e Paul brilhasse no agudo. Este é para mim o melhor backing feito por George, nada fácil de ser reproduzido.

All I've Got To Do
Foi gravada pela primeira vez em 11 de setembro, quando foram feitos 15 takes (sendo oito começos falsos e um overdub). Assim como havia acontecido com Paul desde que começou a compor mais ou menos em 57, e com Lennon & McCartney em 59, John também, estava adquirindo experiência e evoluindo em suas composições, criando belos arranjos, explorando novas tonalidades e desenvolvendo seu próprio estilo de compor, o que iria mudar o som do grupo e ter boas e más consequências... John faz uso de seu característico vocal de balada começando doce e liberando sua agressividade perto do final, mas desta vez ele retorna à doçura inicial na "Boca chiusa" Foi inspirada em Smokey Robinson and The Miracles, grupo vocal negro da Motown, cujo uma das vocalistas era uma mulher, do qual gostavam muito e fingiam ser.

All My Loving
Esta Paul compôs a letra antes da melodia, como um poema. Quatorze takes foram feitos sendo 12-14 só de overdubs e a master foi um overdub do take 14, no take 11. Embora, a maioria só se lembre do vocal principal é no baixo que Paul mostra a que veio. John e George contribuem no "oo..." e George pega a melodia na segunda parte indo Paul para uma voz mais aguda, o que resulta num belo dueto.

Don't Bother Me
Foi gravada em 11 de setembro quando recebeu 7 takes. A primeira composição de George escrita sobre um período em que o músico querendo ficar sozinho (sem repórteres) pede que não o amolem. No dia seguinte eles continuaram até take 19, que recebeu sobreposições do 15 para o 13 (vocal dobrado de George) Paul nas claves John no pandeiro e Ringo num bongô árabe (cortesias do Abbey Road Studios).

Little Child
Começou a ser gravada em 11 de setembro quando foram gravados 2 takes e retomada no dia seguinte (mais 15 takes) sendo o take 7 o melhor, recebendo sobreposições de harmonica (take 13) e piano de Paul (take 15) e o solo do meio de harmonica de John (take 18) dentro deste Sem dúvida um rhythm & blues para ninguém colocar defeito que soa uma mistura de "Clarabella" com "I Saw Her Standing There".

Till There Was You
Começou a ser gravada em 18 de julho. Como o primeiro álbum foi um standard se fazia necessário repetir a fórmula de impacto com novos números, então eles resgataram esta canção das fitas do Decca, por ser uma canção com acordes bem construídos,de inspiração latina, requerer um vocal totalmente doce, assim como "A Taste of Honey" É uma regravação de uma canção do musical "The Music Man". Lógico que é Paul que usa de todo o seu mel vocal para adoçar ainda mais contexto da canção, fazendo muitas mocinhas bem comportadas terem ataques histéricos e suspirarem como no Ed Sullivan Show, em 64. No segundo dia (30 de julho) Ringo optou por um par de bongôs, para não quebrar o clima romântico. Take 8 foi considerado o melhor.

Please Mr. Postman
Apesar de considerarem este número das garotas Marvelettes uma das canções que eles gostariam de ter composto, eles só a gravaram por sugestão dos fãs. A primeira vez foi em 30 de julho, quando foram feitos 9 takes, sendo 9 no take 7, considerado o melhor.

Lado 2
Roll Over Beethoven

Eles resolveram regravar um cover de Chuck Berry que marcou muito a sua época. Mais uma vez contrariando o padrão de regravar apenas desconhecidos. Conta a lenda que John fazia o vocal e que George só começou a cantá-lo na Alemanha. Foram feitos 8 takes, sendo o 5 considerado o melhor.

Hold Me Tight
Primeira a ser gravada ainda nas sessões de "Please Please Me ", quando foram feitos 13 takes, que infelizmente não existem mais. Foi retomada em 12 de setembro quando foram feitos 9 takes, sendo o 29, o melhor. Foi inspirada no vocal dos cantores negros, principalmente o grupo feminino The Shirelles.

You Really Got A Hold On Me
Finalmente uma original de Smokey Robinson and the Miracles. Eles respeitaram o arranjo original apenas trocando o sax por uma guitarra. George faz a harmonia grave para John que desta vez surpreende (realmente seu vocal é surpreendente) e canta aguda, Paul deixa os dois brilharem e só se junta nos backing a partir da segunda parte e o resultado é de deixar qualquer um boquiaberto. Começou a ser gravada no dia 18 quando 7 takes foram feitos, sendo quatro completos.

I Wanna Be Your Man
Foi gravada pela primeira vez em 11 de setembro (1 take) e retomada no dia 12, ficando ainda insatisfatória e tendo sua versão aprovada somente no final de outubro. Foi o segundo single dos Rolling Stones e seu primeiro hit. Conta a lenda que em setembro de 63, Paul e John convidaram o ex-secretário de Brian Epstein, Andrew Oldham, e na época agente dos Stones para uma carona no taxi onde eles estavam. Ele foi e eles acabaram indo a um lugar onde os Stones estavam tocando. Os rapazes e os Stones ainda não eram rivais musicais, pois, eles já estavam consolidados com um album e dois singles batendo recorde de vendagem e os Stones, apesar de um single, ainda eram desconhecidos e precisam encontrar uma canção que estourasse. Não se sabe se eles pediram ou se L&M oferesseu a canção, ainda incompleta, a qual eles aceitaram no ato. Então, a dupla pegou uma guitarra e terminou-a no banheiro, talvez o único local com uma acústica boa ou sem barulho externo. Quando eles voltaram, os Stones não acreditaram e ficaram "petrificados" com sua rapidez. E a partir daí uma nova dupla se fornou : Jagger e Richards e uma nova banda alcançou o primeiro lugar das paradas. Ringo além de cantar e tocar toca maracas.

Devil In Her Heart
Cover do grupo The Donays, sendo um grande hit para elas. George impõe um vocal tranqüilo contrastando com a euforia de John e Paul (de acordo com a letra), sendo necessários só seis takes no dia 18 de julho. Ringo novamente toca bateria e maracas.

Not A Second Time
Foi gravada a primeira vez em 11 de setembro, nove takes, sendo o 6º reduzido no 9º , inclusive o vocal dobrado de John e o piano de Martin. Diz a lenda que muitos críticos perceberam cadências parecidas com as da Canção da Terra de Gustav Mahler, comprovando o amadurecimento musical adquirido com a ajuda de Martin. Mas segundo John serão pássaros exóticos?

Money (That's What I Want)
Se o primeiro álbum foi um estouro, certamente uma das razões foi a escolha minuciosa de cada canção e sua sequência, então seria bom repetir o mesmo tipo de vocal que fechou o primeiro neste aqui. Sendo assim um outro cover de outro artista negro, gravado originalmente por Barret Strong, da Tamla Motown, também, resgatada no repertório do Decca. John novamente põe para fora toda sua agressividade dizendo que amor é bom mas, ele quer dinheiro, o que não conduzia muito com o seu pensamento, pois apesar de ter dito quando adolescente em se casar com uma milionária, John acreditava totalmente no amor. Foram necessários 7 takes, desta vez sem sua garganta doer tanto, pois estavam mais tranqüilos. O trabalho dos rapazes terminara, mas para Martin e os outros ele estava apenas começando, pois ainda seria preciso dias e dias de mixagem. Eles haviam evoluído muito desde seu primeiro disco, já eram jovens astros e a confiança em seu potencial não era infudada. Agora sabiam que Martin os trataria como profissionais e não como aspirantes. E para Martin eles estavam ficando cada vez melhores, e em tão pouco tempo. No final do ano, John e Paul foram eleitos os compositores do ano. Na Europa inteira pessoas se aglomeravam nas portas dos teatros para vê-los, mas, para os americanos eles apenas mais um grupinho estrangeiro querendo vencer na terra do rock'n'roll... até aquele momento.

Por Marcelo Scavazza Sanches