The Quarry Men - Biografia Completa 1956/1959

Analises geralmente iniciam com as apresentações dos Beatles em Hamburgo, quando ainda eram uma banda de boate. Poucas informações são disponíveis sobre as formações dos Beatles antes mesmo deles se chamarem os Beatles.

Toda historia sobre os Beatles inicia-se por John Lennon e para ele, tudo começou em 1956, com o surgimento do sucesso de "Rock Island Line", versão de Lonnie Donegan e seu novo som, o Skiffle. Junto com os filmes Rebel Without A Cause e Blackboard Jungle, um jovem John Winston Lennon de 15 anos de idade, encontrava nestes filmes afirmação na opção de ser um rebelde. "Rock Around The Clock" era um sucesso impulsionado pelo filme, todavia a pinta de tio legal de Bill Haley não lhe permitiu a menor chance para se tornar um verdadeiro ídolo jovem. Lonnie Donegan também, com seu terno e gravata não serviria para tal função, contudo sua criação skiffle, serviu para acordar os jovens para música. Em praticamente todo bairro de toda cidade na Inglaterra, garotos estavam montando baixos com corda, cabo de vassoura e caixotes de chá (Chá, bebida nacional britânico, eram vendidos em caixotes de madeira que serviam depois como corpo para um baixo acústico caseiro. O cabo de vassoura servia como o braço deste instrumento improvisado), esfregões com dedal, além de violões e banjos para levarem som. Calcula-se que entre 1956 e 1957, existiam cerca de 5.000 bandas de Skiffle espalhadas pela Inglaterra. Especula-se que em Liverpool haviam duas ou três centenas. Embora totalmente ignorado na maior parte do mundo, é justo dizer que sem Lonnie Donnegan, não haveria um rock inglês como nos a conhecemos.

Como todo mundo, John Winston Lennon, então com quinze anos, queria um violão para montar uma banda de Skiffle. Ao ouvir "Heartbreak Hotel" na estação Radio Luxembourg certa noite, o pequeno Lennon estava fisgado de vez. Repetindo a já famosa frase de Lennon "Nada me bateu tão forte como Elvis". Pronto, o terror do Quarry Bank High School estava agora armado com uma guitarra e portanto, foi dado um adeus definitivo aos estudos.

Certa vez, Lennon diria que durante toda sua juventude, ele sempre tinha uma gangue que girava em torno dele. Em tempo, sua banda The Quarry Men e depois The Beatles, se tornariam um prolongamento desta gangue. Desde o primário no Dovedale Road Primary, sua gangue consistia basicamente de três garotos. É portanto natural que Lennon convocaria entre estes para formar sua banda.

Sua gangue consistia de Pete Shotton, Nigel Whalley e Ivan Vaughan. Deles, Pete era o mais querido, o verdadeiro comparsa. Descrito como um menino com um rosto angelical, Pete Shotton só não era o aluno mais zoneiro e desafiador da escola porque perdia em criatividade para John. Shotton topava todas e junto com Lennon, suas desobediências e traquinagens tomariam proporções lendários, até mesmo antes deles deixarem a escola.

Em 1952, a maioria dos alunos deixam Dovedale Road Primary e seguem para Quarry Bank High School. Da gangue da escola, apenas Ivan Vaughan não seguiu os amigos. Seus pais o mandaram para o Liverpool Institute na esperança que suas notas melhorem longe das má influências. Neste educandário, o destino quis que seu colega de sala fosse um jovem James Paul McCartney. Nesta mesma ocasião, um George Harrison ainda menino, bem menino, terminava seu primeiro ano no Dovedale Road Primary.


The Black Jacks

Não é surpresa portanto, o fato de Pete Shotton ser o primeiro músico que o jovem Winston intimidaria a aprender a tocar um instrumento para entrar em "sua" banda. O duo consistia de John Lennon num violão com quatro cordas e Pete Shotton tocando esfregão com dedal, instrumento tão na moda no Skiffle. Nascia assim, perto do final de 1956, The Black Jacks Skiffle Group. O nome veio graças ao fato que os dois sempre tocavam de jeans negro. Inicialmente muito satisfeito com sua realização musical, aprendendo números de Lonnie Donnegan e alguns outros sucesso da época, Lennon rapidamente percebia a necessidade de ter mais componentes. Com mais gente na banda, trazendo um maior número de instrumentos e assim aumentando a carga sonora do grupo (em outras palavras, fazendo mais barulho), poderiam, quem sabe, atrair mais a atenção de um público hipotético.

Com duas semanas de existência, The Black Jacks teria o acréscimo de Eric Griffths, que ganhara um violão novo de presente do seus pais, e Bill Smith tocando um baixo improvisado, feito de cabo de vassoura, corda e um caixote de chá pintado de preto. Os dois são amigos de Lennon da escola. Griffths e Lennon foram juntos ter aulas de violão com um tutor mas abandonaram na segunda aula. Acabaram tendo suas aulas de Julia Lennon mãe de John, que afinava os instrumentos para os dois e lhes ensinou acordes de banjo. Este núcleo inicial da banda tocava geralmente em festas. Outros meninos se juntavam aos quatro, esporadicamente participando da formação, mesmo que, em alguns casos, durando apenas um ensaio.

Com a moda do Skiffle se alastrando e crianças em todos os cantos buscando instrumentos para montarem suas bandas, o Natal de 1956 foi marcado pela quantidade de instrumentos musicais que foram presenteados pelos pais. É o caso de Colin Hanton e Rod Davis, respectivamente ganhando uma pequena bateria, e um banjo. Hanton e Griffths se conheciam de jogar futebol de rua na vizinhança. Quando soube que Hanton tinha ganho uma bateria, foi convidado para entrar na banda.

Rod Davis, o bom aluno entre eles, depois de tentar tocar o violino e o ukulele, acabou se acertando com o banjo. Mal começou a se gabar do presente que seria rapidamente convidado por Griffths a entrar no ensemble. Portanto o ano de 1957 começa com este skiffle group estando com sua formação completa.

The Quarry Men

John tem então a idéia de adotar o nome do colégio na banda. A idéia surgiu inicialmente porque a escola tinha em seu hino uma frase que lhe agradava, "Quarry men, old before our birth", como também em seu lema em latim que dizia "Desta pedra (rock) encontraras a verdade". Lennon acreditava que, utilizando um nome associado a escola daria maior credibilidade ao grupo. Assim, the Black Jacks Skiffle Group se tornam em março de 1957, The Quarry Men Skiffle Group. A escolha do nome foi exclusivamente de John Lennon, que apenas informou a decisão aos outros e pronto. Ensaios eram realizados ora na casa de Griffths, ora no banheiro da casa de Julia Lennon, mãe de John, onde a acústica era considerada fabulosa. Nos sábados, os ensaios geralmente eram na casa do Hanton.

O material da banda consistia basicamente em canções como, "Rock Island Line" (Leadbelly), "Cumberland Gap" (Donegan), "Freight Train" (McDevitt-Whiskey), "Love Is Strange"(Diddley), "Last Train To San Fernando" (Duncan) e "Maggie Mae" (tradicional). Lennon era o líder basicamente por dois motivos. Primeiro e acima de tudo, porque ele esmurraria qualquer um que contestasse sua liderança. Segundo porque ele era o único que tinha coragem para ir à frente e cantar. Sua execução no instrumento neste estágio de sua vida era tão pobre que ele sequer sabia afinar seu violão. Batia nas cordas mais do que tocava, e elas viviam arrebentando. A tarefa de colocar e afinar a nova corda caia sempre para Ron Davis, enquanto Lennon apenas pegava o seu banjo e continuava o ensaio enquanto seu violão não ficava pronto.

Bill Smith, que constantemente faltava os ensaios, acabaria naturalmente sendo o primeiro a sair do grupo, por volta de maio de 1957. Ele foi substituído pelos dois membros restantes da velha gangue, que alternariam no tal baixo improvisado de cabo de vassoura, corda e caixote, popularmente chamado em inglês de tea-chest bass. São eles Ivan Vaughan e Nigel Whalley. Na prática, nem Ivan, nem Nigel tinham muito talento como músicos e estavam na banda mais como pretexto para estarem com John. Seria por volta de junho quando dois Teddy Boys ameaçaram bater em todo mundo, enquanto a banda descia do ônibus carregado de instrumentos. Para poder correr melhor, o baixo improvisado ficou pelo chão, Vaughan desistindo da vida artística depois desta experiência.

Nigel Whalley acaba se tornando o agente dos Quarry Men, criando o cartão de apresentação da banda e postando cartazes anunciando a sua existência. Nigel ainda participa tocando nos shows em algumas canções, mas o tea-chest bass agora passou oficialmente para as mãos de Len Garry, amigo de Ivan Vaughan que foi apresentado a John e acabou virando um da turma.

Os Quarry Men na maioria de suas apresentações, tocavam apenas pelo direito de comer e beber de graça nos eventos. Muito poucos foram os gigs que envolveram dinheiro. Outro atrativo eram as meninas, que o fato de ser membro de uma banda, atraía. Atraiam também os Teddy Boys, grupo considerados barra pesadas da época. Os Teds insultavam os músicos, querendo ouvir números de rock'n'roll, mesmo The Quarry Men sendo um grupo que tocava puramente skiffle.

Algumas Doses de Elvis 

Mas foi depois que a banda participou do seu primeiro torneio de caça a talentos que a direção musical do grupo passou a mudar. The Quarry Men perdem feio para the Sunnysiders, banda que tinha um guitarrista cheio de atitude roqueira e um anão no tea-chest bass. Depois da experiência, John começou a inserir nos ensaios um repertório que incluía músicas como "Heartbreak Hotel", "Jailhouse Rock", "Don't Be Cruel", "Blue Suede Shoes" e "That'll Be The Day", este último, a única que Lennon conhecia a letra corretamente. A mudança de repertório causou um pouco de fricção entre Lennon e Davis, que queria a banda preso a sua proposta original de skiffle e folk.

Quase um mês depois, especificamente no dia 6 de julho, tocaram no St. Peter's Woolton Garden Fete. A formação da banda consistia em John Lennon e Eric Griffths nos violões, Pete Shotton no esfregão e dedal, Len Garry no baixo improvisado ou "tea-chest bass" e Colin Hanton na bateria. John aproveita o evento para estrear suas calças apertadas e cabelo cheio de gomalina, no maior estilo Teddy Boy. Lennon recordaria este dia como sendo a primeira vez que ele cantou "Be Bop A-Lula" ao vivo. Na plateia, ao lado do ex-integrante Ivan Vaughan, está o seu colega de escola, Paul McCartney. Como muitos de vocês já devem conhecer esta parte da história, Vaughan convidou-o para o evento, acabando por apresentar Paul a John.

Entre sets, quando foram devidamente apresentados, Lennon imediatamente ficou impressionado pelo fato do menino (Paul acabara de completar 15 anos e John está à três meses de se tornar 17) saber afinar o violão, consertando inclusive a afinação dos violões dele e de Eric para o segundo set. Outro ponto a favor foi Paul saber a letra de "Twenty Flight Rock" (Cochran) de cabeça, passando ela rapidamente para o papel e entregando para John. Por último, Paul se mostra mais hábil no violão que John ou Eric, tocando ali com eles "Be Bop A-Lula" (Vincent) e um pout-pourri de canções de Little Richard.

Paul por sua vez, ficou impressionado com a figura carismática de John e pelo fato de que ele montou e comandava sua própria banda. Outro detalhe que chamou a atenção de Paul era a criatividade de John em inventar palavras para as letras das canções que ele não conhecia. Levaria outras duas semanas para John mandar Pete Shotton convidar Paul a se juntar à banda, torturado que estava com a duvida entre ter alguém melhor do que ele no grupo ou continuar o comandante absoluto de sua tropa. Segundo consta, o convite se deu no dia 20 de julho, quando Pete foi procurar Paul de bicicleta. Paul que viajaria para uma colônia de férias com o irmão Michael, levaria outros dois meses antes de juntar-se realmente ao grupo.

Acabou o 2° Grau 

The Quarry Men deixam o Quarry Bank High School no final do ano letivo de 1957 (junho). Lennon, apesar das mas notas, conseguiu um convite para ir para o Liverpool College of Art, situado coincidentemente ao lado do Liverpool Institute. Muitos dos colegas de turma encerram aqui sua educação formal e partem para disputar um lugar no mercado de trabalho. Eric Grffths arrumou um trabalho como aprendiz de eletricista, Colin Hanton se tornara estofador. Nigel Whalley se tornou instrutor de golfe, embora continuasse como agente dos Quarry Men, função que lhe rendia certo lucro. Pete Shotton, que como John Lennon, tinha péssimas notas, não conseguiu seguir para uma faculdade, optando então pela academia de polícia, se tornando um cadete policial. Pete não gostava muito de estar num grupo de skiffle e ao informar seu desprazer em uma festa, Lennon, já bêbado, prontamente pegou o seu esfregão e o quebrou sobre sua cabeça. "Pronto, Pete. Seus problemas quanto a banda estão resolvidos". Assim, Pete Shotton foi declarado oficialmente fora da banda.

Enquanto Paul não chega, Whalley consegue para the Quarry Men Skiffle Group, uma gig curiosa. Estreiam em uma casa que, em três anos, seria para sempre ligado ao nome Beatles. Dia 7 de agosto, fazem o primeiro gig no Cavern Club. O Cavern, era uma casa de jazz que aceitava o Skiffle apenas porque o gênero nasceu como uma distração divertida entre sets de jazz. Infelizmente para todos presentes nesta tarde, John Lennon havia há pouco transformado a banda em um rock ensemble, mesmo que, ainda utilizando instrumentação tipicamente de Skiffle. As vaias do público encontraram um sorriso velado de John, aceitando com prazer desafiar a casa com um repertório repleto com tudo que ele conhecia de Elvis Presley e Chuck Berry. Rod Davis volta a debater com Lennon, argumentando que o público não era apropriado para este tipo de material e que a banda não deveria estar tocando rock ali.

Segunda Fase 

Em setembro, Paul começava a ensaiar com o grupo. Uma vez na banda, John e Paul passavam a tocar, estudar e desenvolver juntos no instrumento, descobrindo novos acordes e novas canções. John até aprende a afinar seu instrumento. A estreia de Paul ao vivo com The Quarry Men se deu no Conservative Club do New Clubmoor Hall, em Norris Green, no dia 18 de outubro. Cada vez mais, a banda assumiria um repertório roqueiro para uma audiência de adolescentes, muitos dos quais Teddy Boys.

O repertório agora incluía números como "All Shook Up", "Blue Moon of Kentucky", "Roll Over Beethovan", "Searchin'", "Short Fat Fanny", "Sure To Fall(In Love With You)", "Twenty Flight Rock", "That's All Right, Mama", "Mean Woman Blues" e, é claro, "Be Bop A-Lula". Os perigos da profissão se manifestavam da seguinte forma: se a banda agradar muito, a mulherada fica em cima e os Teds enciumados tentam provocar brigas com os músicos. Se a banda for mal, os Teds insultam e tentam provocar brigas com os músicos. Certos locais, passaram a ser chamados de "banhos de sangue", pela reputação de brigas, verdadeiras guerras entre gangues de Teddy Boys, que aconteciam antes, durante e depois dos eventos.

Não demoraria muito e Paul passaria a se encontrar com John trazendo um amigo seu de já alguns anos. O rapaz é um garoto chamado George Harrison, que por causa de sua pouca idade, faria Paul esperar algum tempo até ter coragem para sugerir que ele pudesse entrar na banda. John, aos dezessete anos e na faculdade, tinha até vergonha de ser visto com um garoto de quatorze. Seus sentimentos estão bastante divididos ao ver todos os seus amigos mais antigos (Pete, Ivan e Nigel), tendo deixado o grupo. É na faculdade que John passa a vestir calças ainda mais apertadas e casaco de couro, como se fosse seu uniforme. Paul e George logo imitariam John, arrumando discussões com os pais por causa da opção por calcas apertadas. George é convidado por Paul à assistir a banda, quando tocaram no Wilson Hall, em Garston no final de 1957.

The Liverpool Institute And School of Art 

No Liverpool Institute, durante o ano letivo de 1957/58, estudavam juntos, Paul McCartney, George Harrison, Ivan Vaughan, Len Garry, e Neil Aspinall. Este último, embora não sendo da turma, teria uma importante e duradoura participação na saga dos  Beatles. Durante o recreio, os quatro (sem o Neil) fugiam para o Art College ao lado, para se encontrarem com John. Lá, curtiam o ambiente de faculdade onde podiam fumar cigarros livremente. Toda esta proximidade ajudaria a moldar esta nova formação dos Quarry Men. Começam a ensaiar no pátio ou na cafeteria do lugar. O repertório destas sessões eram basicamente "Peggy Sue", "Good Golly Miss Molly", "Rip It Up", "All I Have To Do Is Dream" e "When You're Smiling".

As sessões também acabaram por aproximar Lennon de outros alunos que até então, vinham na sua imagem de Teddy Boy, apenas um encrenqueiro. Ele faz amizades com pessoas que irão ser importantes no seu futuro próximo, entre estes se destacam Stuart Sutcliffe, Bill Harry e Cynthia Powell.

Em fevereiro, preocupado com seus estudos, Rod Davis deixa a banda, possivelmente abrindo a oportunidade para Paul convencer John a dar uma chance ao George. Assim, no dia 6 de fevereiro de 1958, segundo conta Paul, numa garagem de ônibus, em cima de um double-decker (ônibus de dois andares), foi realizado seu teste. Segundo George, esta audição para John foi realizada no Wilson Hall, onde os Quarry Men tocariam naquela noite. Qualquer que seja o caso, o ponto em comum é que ao tocar "Raunchy" (Bill Justis) perfeitamente, nota por nota, Lennon é convencido a aceitar a entrada de um músico ainda tão garoto. Uma vez na banda, George passou a ensinar John a tocar o violão como um violão, não como um banjo. John, que ainda tocava com quatro cordas, passava a tocar com seis. Pouco antes, entrava outro novo membro na banda a convite do Paul; o pianista Duff Lowe.

Terceira Fase 

Os Quarry Men contavam agora com John Lennon, Eric Griffths, Colin Hanton, Len Garry, Paul McCartney, George Harrison e Duff Lowe. Nigel Whalley ficaria por mais um período, na sua tarefa de marcar shows para o grupo. O material tocado pelos Quarry Men Skiffle Group está cada vez mais roqueiro e a banda abandona oficialmente a referência ao Skiffle, passando a ser conhecido apenas como The Quarry Men. O repertório agora continha números como "Words of Love", "Maybe Baby", "Youngblood", "Your True Love", "Ramrod", "Lucille" e "Long Tall Sally".

Com a entrada de George, a banda novamente elevou o nível de execução. Por conseguinte, ficou mais evidente a pouca musicalidade de um dos membros mais antigos, Eric Griffths. George começou a fazer pressão para se livrarem de Eric, o que acabou acontecendo em junho. A banda, embora fosse continuar junta pelo restante do ano, teria uma repentina e considerável parada em suas atividades. No dia 15 de julho de 1958, Julia Lennon, mãe de John, é atropelada e o líder dos Quarry Men se torna distante, solitário, ainda mais agressivo, além de extremamente explosivo. Lennon se consolava com bebida, constantemente enchendo a cara, o que incitava sua agressividade ainda mais. Neste período, a amizade entre John e Paul é fortalecido pelo fato que Paul como John, era órfão de mãe. O que diferenciaria os dois é o sentimento de rejeição que John nutria por nunca ter crescido na companhia de seus pais. É nesta rejeição que residia toda a sua agressividade.

Nasce a Dupla Lennon-McCartney 

Pouco depois do acidente, John escreveria sua primeira canção, "Hello Little Girl". Dentro de pouco tempo, John e Paul estariam compondo juntos suas próprias canções, nascendo em seguida o acordo de cavaleiros que determina que toda canção de qualquer um dos dois, passaria a ser promovida como uma canção da dupla Lennon-McCartney. Entre 1958 e 1959, John e Paul irão compor diversas canções, várias delas na sala de Paul. Embora a dupla fosse dizer em 1964 que eles teriam mais de cem composições feitas antes de fazer sucesso, na verdade tinham menos do que a metade disto. Entre as composições conhecidas deste período estão "My Little Girl", "When I'm Sixty-Four", "Hello Little Girl", "In Spite of All The Danger", "Looking Glass", "Catswalk", "Love of the Loved", "Winston's Walk", "Just Fun", "Thinking of Linking", "The One After 909", "Years Roll By", "Keep Looking That Way", "That's My Woman", "I'll Follow The Sun", "Too Bad About Sorrow", "Hot As Sun" e "Love Me Do".

Com John de luto pela a mãe, querendo mais é ficar bêbado e tendo pouco ou nenhum pique de palco, os Quarry Men ficaram inativos. Entre julho de 1958 e janeiro de 1959, conta-se nos dedos de uma das mãos a quantidade de shows realizadas pela banda. Este marasmo contribuiu para que Paul achasse um estúdio barato e sugeriu que a banda fizesse uma gravação. A sessão realizado em Kensington culminou com a gravação de "That'll Be The Day" (Buddy Holly) e "In Spite of All The Danger" (McCartney-Harrison). John diria em retrospecto que ele não queria forçar uma de suas músicas logo na primeira gravação.

Durante estes meses, a banda foi lentamente se desfazendo. Primeiro, Nigel Whalley deixaria o compromisso de arrumar shows para banda, uma vez que Paul não concordava que ele recebesse uma participação do lucro equivalente à dos músicos. Depois foi Len Garry que, atacado com minigite, passou algumas semanas no hospital. Quando se recuperou a banda já se chamava de Silver Beetles. O próximo a sair foi Duff Lowe, desanimado pela falta de atividade do grupo e morando longe para ficar frequentando ensaios sem propósitos. Arrumou uma namorada e dispensou a banda.

Chegou a vez de Colin Hanton, envergonhado após uma catastrófica apresentação, onde entre sets, o grupo todo ficara bêbado com black velvet, ou seja, cerveja Guinness com cidra. O fiel baterista dos Quarry Men estava tão furioso que saltou do ônibus antes mesmo de seu ponto e nunca mais foi visto novamente. Iniciava-se assim um longo e hoje histórico período sem baterista fixo na banda.

Não muito depois, desistia também por falta de shows, George Harrison, que passou a tocar em outra banda, o Les Stewart Quartet, onde o repertório era mais dirigido para o material de Leadbelly, Big Bill Broonzy e Woody Guthrie. Este quarteto consistia de Les Stewart, Ken Brown, George Harrison nas guitarras e voz, mais Geoff Skinner na bateria.

Última Formação 

A formação exata dos Quarry Men durante o período de fevereiro a agosto de 1959 fica agora aberta para conjecturas. Teoricamente é John, Paul e George. Porém a banda havia cessado atividades e, na pratica, não existia mais. Paul e George arrumam trabalhos temporários enquanto John volta suas atenções para desenho e arte. É neste período que sua amizade com Stuart Sutcliffe se desenvolveria ainda mais. Lennon se muda da casa de sua tia Mimi em Menlove Ave., para dividir um apartamento com dois colegas, Stuart Sutcliffe e Rod Murray em Gambier Terrence. Se foi sorte ou intervenção divina, jamais saberemos ao certo, mas por uma série de fatos, The Quarry Men renascem das cinzas. Para isto ocorrer, precisou haver uma briga na outra banda de George Harrison.

The Les Stewart Quartet estava contratado para tocarem na noite de estreia de um novo café na cidade; o Casbah Club. O gig foi arrumado por Ken Brown que foi obrigado a perder ensaios para ajudar a dona do estabelecimento, Sra. Mona Best, a aprontar o lugar. Por causa disto, na tarde da noite do gig, Les Stewart, irritado com Ken, não vindo para os ensaios, se recusa a estrear a casa. Ken recorre a George para ajudá-lo montar uma banda para o gig, que então trás para o clube John e Paul. Nasce assim, no dia 29 de agosto, a última incarnação dos Quarry Men como um quarteto de violões. "O ritmo está nos violões", diria Lennon quando questionado pela falta de baterista. Nesta apresentação, tocam números como "Three Cool Cats" e "Long Tall Sally".

A estreia do clube veio com bastante publicidade e The Quarry Men acabam se tornando a banda fixa dos sábados a noite. Porém, no dia 10 de outubro, Ken, resfriado não tocou. Apesar disto, a Sra. Best fez questão de pagar as três libras combinado, dividindo entre os quatro, como sempre fizera. Isto deixou os demais enfurecidos expulsando Ken da banda e prometendo nunca mais tocar no Casbah.

Ken Brown formaria, com Chas Newley no baixo e Pete Best, filho de Mona, na bateria, um trio chamado The Blackjacks, que passaria a ocupar a vaga dos sábados. Quanto aos Quarry Men, começam a pensar em mudar de nome. Afinal, já não havia ninguém mais na banda pertencendo ao Quarry Bank High School desde o ano anterior. Perdera a muito o sentindo de se manter aquela associação. The Quarry Men portanto acabam oficialmente em outubro de 1959, com o trio passando a procurar outro nome. O primeiro nome escolhido foi The Rainbows.

OBS: Mesmo hoje, a banda ainda mantém atividades e é uma das principais atrações em feiras e eventos em homenagem aos Beatles mundo afora (principalmente a International Beatleweek, de Liverpool). É interessante acompanhar as atividades deles (que agora se chamam The Original Quarrymen) no site oficial (www.originalquarrymen.co.uk), atualizado em 2016.