16 músicas dos Beatles que John Lennon considerava "uma perda de tempo"


Você é o tipo de fã que adora TODAS as músicas dos Beatles? Eu também sou! Mas saiba que existem pelo menos 16 gravações dos Beatles que o próprio John Lennon, em entrevistas concedidas nos anos 70, considerava "uma perda de tempo" - ou seja, se fosse por ele, elas nem teriam sido gravadas, quanto mais lançadas! E olha que entre elas não está "Revolution #9".


Confira a lista das renegadas por John Lennon:

1. “Dig A Pony”
Em 1980 John declarou que essa era um "pedaço de lixo". Lançada no LP Let It Be (1970), tem uma letra non sense que faz referência, entre outros, à sua antiga banda Johnny and the Moondogs (“I pick a moondog”) e Mick Jagger (I roll a stoney/Well you can imitate everyone you know”).

2. “Sun King”
Provavelmente todos irão discordar, afinal, ela faz parte do maravilhoso medley do lado B do LP Abbey Road (1969), mas John Lennon a considerava "um dos piores lixos que eu já fiz".

3. “Mean Mr. Mustard”
Outra que aparece no medley do Abbey Road, foi composta na índia, no ashram do Maharishi, em 1967 e só dois anos depois encontrou um espaço. John Lennon já a citou como "uma das várias porcarias que eu escrevi na Índia".

4. “Rocky Raccoon”
Em uma entrevista, Lennon declarou detestar essa faixa do Álbum Branco (The Beatles, 1968). "Eu vi Bob Hope tocando essa música há alguns anos e agradeci a Deus por ela não ser minha", disse.

5. “Birthday”
 "Outro pedaço de lixo. Acho que Paul queria fazer algo parecido com 'Happy Birthday Baby', o velho sucesso dos anos 50".

6. “Cry Baby Cry”
Lançada no Álbum Branco, Lennon também considerava essa um verdadeiro lixo. Composta na Índia e gravada inicialmente na casa de George em Esher, ele detestava principalmente a letra.

7. “Hello, Goodbye”
John nunca se conformou com o fato dela ter sido lançada como lado A do single com “I Am the Walrus”. "Não é uma grande música", disse ele, que só gostava, no máximo, daquela parte final, aquela do fade out, onde ele havia tocado piano.

8. “Lady Madonna”
 Dessa aí John achava que só se podia aproveitar o piano. "Ajudei Paul a fazer parte da letra, mas não sinto nenhum orgulho dela, de qualquer maneira".

9. “Ob-La-Di, Ob-La-Da”
John desprezava essa música e sempre se ressentiu do grande tempo que foi gasto no estúdio com essa gravação, lançada no Álbum Branco. Paul certamente discorda, já que é uma das obrigatórias nos seus shows.

10. “Martha My Dear”
Não só John, mas, segundo consta, George também sempre detestou essa música do White Album, que igualmente gastou tempo demais de estúdio com uma música que ele, John, considerava "apenas uma letra muito pessoal de Paul".

11. “When I’m Sixty-Four”
John zombava desse clássico do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), chamando-a de "música da vovó". "É completamente de Paul. Eu jamais escreveria uma música dessa".

12. “Lovely Rita”
Outra do Sgt. Pepper que John nunca gostou. "Eu nunca me interessei em escrever sobre pessoas como essas", disse. "Eu gosto de escrever sobre mim, pois eu sei quem eu sou".

13. “Good Morning, Good Morning”
John nunca gostou dessa e eventualmente a chamava de "um lixo". E olha que foi feita por ele e lançada no aclamado Sgt. Pepper!

14. “Run for Your Life”
 Lançada no LP Rubber Soul, John renegava essa com todas as suas forças, sobretudo depois do seu envolvimento com Yoko Ono, por considerá-la "apenas uma canção machista".

15. “A Taste of Honey”
 John considerava essa canção de Bobby Scott/Rick Marlow, lançada no LP Please Please Me (1963) a mais cafona que os Beatles já gravaram e até zombava dela com o trocadilho “A Waste of Money” (um gasto de dinheiro).

16. “It’s Only Love”
"Essa é uma música minha que eu realmente odeio", disse ele à revista Hit Parader, em 1972, sobre a música do LP HELP!. "A letra é horrível". Ele também sempre comentava sobre o clima de constrangimento no estúdio, durante a gravação daquela guitarra da introdução.