Download: The Beatles - Black Album


No filme Boyhood (2014) há uma cena em que o pai dá de presente ao filho uma fita cassete gravada com o "Black Album" dos Beatles - uma compilação de músicas das carreiras solo, que seria uma espécie de simulação de como seria um álbum dos Beatles na era pós-Beatles. Uma idéia criativa, embora não original (todo fã das antigas já deve ter feito esse tipo de coletânea). Mas não é desse Black Album que vamos falar agora.

Numa época em que não tínhamos a Internet e essa fartura de material para baixar, gravações raras dos Beatles era coisa de colecionador endinheirado. Só existia em vinil importado, geralmente vendido por preços absurdos nos fã-clubes (que também vendiam gravações em k7, geralmente caras). Imagine então esse Black Album! No final dos anos 80 era um sonho possuir um artigo tão sofisticado.

Foi lançado originalmente como um álbum triplo (isso mesmo, 3 LPs!), em capa semelhante ao The Beatles (White Album, ou Álbum Branco), só que com as cores invertidas: ao invés da capa branca, era uma capa preta. O nível era tão alto que trazia até as fotos dos Beatles e uma versão alternativa daquele poster, com liner notes no verso. O tracklist é um desfile de pérolas, um apanhado das melhores partes os ensaios para o projeto Get Back/Let It Be.

Embora tenha sido superado na era digital por lançamentos mais completos com esse material (por exemplo, as coleções Thirty Days, Get Back Journal e Day By Day), o Black Album conserva seu charme e sua relevância, tanto que foi lançado em CD com as mesmas músicas da época (poucas diferenças, na verdade) e o mesmo ar de sofisticação. Até mesmo os chiados do LP aparecem! É essa versão que disponibilizamos aqui, inclusive com uma pasta com os arquivos jpg do booklet, com um extenso texto, depoimentos dos Beatles e diversas pessoas envolvidas.

Baixar: https://mega.nz/#!D5o0iYzY!mZ7w1l6i8UD2wHX0cMpnuS5fAraUT8eq4sJTh-enVRU