Paul McCartney pode ter mentido ao dizer que compôs "In My Life"


Considerada pelos fãs como uma das mais queridas do repertório dos Beatles. Lançada em 1965 no álbum Rubber Soul, sempre foi considerada uma música "do John Lennon", uma vez que várias das canções da mais nobre discografia da história foram compostas não pela dupla Lennon/McCartney em real colaboração, mas sim feitas individualmente por um ou por outro.

Em algumas entrevistas revisionistas, Paul McCartney tem afirmado que ajudou muito na composição desta música, tendo feito a melodia sobre uma letra e ideia apresentada pelo parceiro. Já o próprio Lennon, sempre admitiu uma pequena colaboração de McCartney, mas apenas numa ponte (trecho de ligação entre uma parte e outra da música).

Agora uma dupla de pesquisadores resolveram dar um parecer "científico" à questão. Mark Glickman, que ensina estatística na Universidade de Harvard, e Jason Brown, que leciona matemática na Universidade de Dalhousie - realizaram um científico com o intuito de descobrir as reais colaborações de Paul McCartney em "In My Life". A conclusão é de que a coisa está só para Lennon mesmo.

Na pesquisa foram listadas as músicas dos Beatles feitas entre 1962 e 1966 e comparadas com "In My Life", com base em melodias, transição de acordes e frequência. "A ideia básica foi converter uma música em um conjunto de estruturas de diferentes dados passíveis de estabelecer uma assinatura em uma abordagem quantitativa. Pense na decomposição de uma cor em seus componentes constituintes de vermelho, verde e azul com pesos diferentes", explicou Mark Glickman, em entrevista à NME.

RESULTADO - Os professores concluíram que a chance de "In My Life" ter sido composta por Paul McCartney é de 0,018%. "Isso significa, basicamente, que é bem convincente que seja uma música de Lennon. McCartney está com lembranças erradas", afirmou Glickman.

O resultado do estudo vai de encontro com o que John Lennon dizia: Paul McCartney ajudou a compor a ponte, mas não tudo. "A letra toda já estava pronta antes de Paul ouvi-la. Em 'In My Life', sua contribuição melódica foi a harmonia e a ponte", disse Lennon ao escritor David Scheff na década de 1970. Paul McCartney, por sua vez, disse em 1997 a Barry Miles que Lennon não tinha uma melodia para "In My Life" e que, por isso, pediu para trabalhar em cima disso. "John estava com um mellotron, sentei e fiz uma melodia. Lembro de compor toda a melodia. E soa muito ao meu estilo, se você analisar", disse Macca, na ocasião.