Entrevista: Jéssica Abreu, da Niterói Beatleweek 2019


Quando um evento chega à terceira edição, é porque já está com as raízes bem fincadas no solo. É o caso da Niterói Beatleweek, que em dezembro realizará sua maior edição, em todos os sentidos. Realizada pelo casal Rodrigo Bressan e Jéssica Abreu (músicos de uma das grandes bandas de rock do cenário atual). Esse ano vem com força total, maior que as edições anteriores e vem sendo citado aqui e ali como… o maior do mundo! Sobre isso, fala a pessoa número 1 do evento, a talentosa cantora e grande empreendedora da Beatlemania nacional Jéssica Abreu.

Entrevista:
Jose Carlos Almeida
Fotos: 
Rafael Ramos/Gustavo Bressan

A Niterói Beatleweek está se revelando um grandioso festival e parece que se solidifica de vez agora com a chegada da terceira edição. Pode falar um pouco sobre esse crescimento?
Isso mesmo! Iniciamos esse projeto em 2017, ainda pequenos, porém com grandes sonhos. Em 2018 fizemos um grande festival, mas muito disso se deu ao fato de termos aceitado integrar um evento maior que acontecia no mesmo período na cidade de Niterói, então foi como se a Beatleweek fosse uma parte das comemorações que já estavam acontecendo na cidade ao longo mês. Para 2019 nos desvinculamos totalmente de qualquer outro evento, fortalecemos a nossa autonomia e teremos uma semana inteira absolutamente dedicada ao festival.

Há notícias de que esse é o maior festival de tributo aos Beatles que acontece em todo o mundo. Isso é verdade?
Esse ano o festival acontecerá de 09 a 15 de dezembro, terá 9 palcos localizados em diferentes locais da cidade, 50 atrações musicais, mais de 90 shows, expectativa de público de 30 mil pessoas. A produção andou pesquisando e constatou que, pelo menos na América Latina, não há registro de outro festival em tributo aos Beatles com esses números. Mas não estamos muito focados nisso, não… na verdade a nossa grande realização é poder perpetuar a mensagem que os Beatles deixaram através da própria obra deles. Em termos de grandiosidade, nunca nenhum festival vai bater a Beatleweek original, que acontece anualmente no Cavern Club Liverpool – até pelo apelo emocional que o local tem.

Existe um calendário beatlemaníaco de eventos assim pelo mundo?
Sim, com certeza! Há um calendário internacional de festivais de tributo aos Beatles e também há os “beatleweekers” de carteirinha, que vivem caçando esses eventos! Em geral são amantes da música, do rock mais especificamente, que combinam férias, folgas e feriadões de modo que possam estar presentes e participar do maior número de eventos dessa temática ao longo do ano. Além do público já fiel da cidade e de cidades vizinhas, recebemos “beatleweekers” do mundo inteiro também!

Podemos dizer que a Niterói Beatleweek é uma cópia da International Beatleweek de Liverpool?
Podemos dizer que a Niterói Beatleweek é totalmente inspirada na International Beatleweek de Liverpool, mas não chega a ser uma cópia e nem acho que seja esse o objetivo do festival. A beleza de termos diversos festivais de Beatles e tantas bandas em homenagem a eles é justamente podermos ter diversidade e criatividade. Vamos vendo tantos eventos bacanas por aí, tantas bandas diferentes, tanta gente competente querendo mostrar seu trabalho, tantos beatlemaníacos emocionados querendo reviver a alegria de outros tempo, que isso vai nos inspirando de várias formas. O nosso festival é um pouquinho de cada festival que já vimos, de cada banda que já se apresentou nele e deixou a sua marca, de cada artista que ainda quer participar um dia… é um pouco de tudo, um pouco de todos. E é feito para todos!

Você é vocalista da banda Calangles, além de produtora desse grande evento, mas a sua banda não participou do festival de Liverpool esse ano. Mesmo assim você estava lá! Liverpool te atrai tanto assim que vale a pena ir, apesar de não estar com a banda?
Liverpool já é a minha segunda casa! Amo muito aquele lugar. Desde que a Calangles esteve no Cavern Club pela primeira vez, todo ano pinta o convite para voltarmos e o nosso desejo é de voltarmos sempre mesmo! Mas esse ano alguns da banda tinham limitações relacionadas a trabalho aqui no Brasil e não conseguiriam ir. Ao mesmo tempo, nossos amigos (quase irmãos) da banda Bezzouros tinham o sonho de ir. Sugerimos à diretoria do Cavern Club que eles fossem no nosso lugar e eles toparam. Poder assisti-los lá tão emocionados foi simplesmente mágico, mais uma experiência única. Toda vez que vou a Liverpool é uma nova experiência. E a Bezzouros arrasou!

Nesse contato com a diretoria do Cavern Club você trata apenas da ida da Calangles para o festival?
Esse ano fui mais para trabalhar mesmo. Rodrigo Bessa, meu marido e meu sócio na produtora responsável pelo festival (MBpro Eventos), também músico da Calangles, foi junto comigo para conhecermos novas bandas, viabilizar novas parcerias, divulgar o festival de Niterói e ainda outros eventos em outras cidades do Brasil que já estão na agulha para sair. Com a diretoria do Cavern tivemos uma excelente reunião onde alinhamos nossos pensamentos, nossas ações e nossa parceria de chancelados por eles. Muito desse apoio veio através do Sr. Carlos Alberto Chaves, que é amigo pessoal de alguns sócios do Cavern e tem acompanhado nosso trabalho em alguns eventos. Tendo alguém com o peso dele ratificando as nossas realizações é extremamente gratificante e, claro, ajuda muito! Também temos o enorme prazer de contar com o apoio de personalidades do meio Beatles aqui no Brasil como os amigos queridos Aggeu Marques, Adal Henrique, Lizzie Bravo, Ricardo Pugialli, Sergio Farias e tantos outros que nos dão a maior força.

Pode nos dar algum spoiler sobre as atrações do festival?
O festival é composto por artistas que são convidados e topam o convite para participar, e ainda por bandas/artistas que têm o desejo de participar. Como esse ano tivemos mais de 200 interessados enviando material para as redes sociais do evento, decidimos prorrogar o prazo da nossa decisão final sobre as bandas selecionadas e abrir inscrições formais para selecionar esses artistas. Mas podemos falar das atrações convidadas que já confirmaram presença, são elas: Sonido Club (Floripa), Beatles Again (Araraquara), Beat and Shout (Goiânia), Soulbirds (Santa Maria), She’s Leaving Home (Finlândia), Blackbird (RJ), Bluebeetles (RJ), o novo projeto musical de tributo a Harrison e McCartney dos talentosíssimos Danilo Fiani e Mario Vitor, Diego Souto &The Revolvers (Argentina), os americanos Jay Goepner e Joe Orlando e um dos diretores do Cavern – também um super cover de John Lennon – o músico Clark Gilmour, além de muitos outros que ainda serão confirmados até dia 15/11. O line up está demais!

O que os interessados em participar como artistas devem fazer para se inscrever?
Os interessados devem fazer a inscrição através do link disponibilizado na página do evento no Facebook ou no Instagram até o dia 30/10, assim como o público interessado também deve acompanhar as informações por esses canais. Vejo vocês na Niterói Beatleweek, hein!

facebook.com/niteroibeatleweek
instagram.com/niteroibeatleweek