Entrevista: MJ Kim, o fotógrafo de Paul McCartney


O fotógrafo MJ Kim falou durante uma entrevista à mídia no Grand Hyatt Seoul, em 1º de setembro. Ele foi um dos palestrantes do Fórum de Comunicação de Cultura de 2021 (31 de agosto a 1º de setembro), um evento organizado pelo Corea Image Communication Institute (CICI).

Por Dong Sun-hwa
The Korea Times

Levou apenas alguns minutos para MJ Kim - um fotógrafo internacionalmente aclamado que tem trabalhado com Paul McCartney por mais de uma década - para criar uma atmosfera amigável e informal antes de começar uma entrevista com repórteres neste 01 de setembro, no Grand Hyatt Seul. Usando óculos amarelos e um brinco minúsculo, o homem de 49 anos cumprimentou as pessoas com seu sorriso radiante e palavras calorosas, dando-lhes as boas-vindas como se fossem seus velhos amigos. Questionado sobre se ele é positivo e amigável por natureza, Kim revelou que foi McCartney quem o levou a se tornar a pessoa que é hoje.

"McCartney não é apenas meu chefe, mas também uma figura paterna e um mentor", disse ele. "Sempre que ele dá uma entrevista para a mídia, ele primeiro diz oi para os membros mais jovens da equipe, cujas funções parecem relativamente menores. Ele está fazendo isso porque essas pessoas têm menos oportunidades de vê-lo pessoalmente. Depois de testemunhar como um cantor lendário como McCartney trata os outros, naturalmente aprendi a agir como ele".

MJ Kim, cujo nome completo coreano é Kim Myung-joong, disse que parece surreal trabalhar com um dos músicos mais icônicos da história, que deu origem a inúmeros sucessos globais como "Yesterday" (1965), "Hey Jude" (1968) e "Let It Be" (1970). Quando jovem, Kim nunca sonhou em se tornar fotógrafo ou artista, mas as dificuldades econômicas de sua família - desencadeadas pela crise financeira asiática de 1997 - o levaram a conseguir um emprego como fotojornalista estagiário em uma pequena empresa jornalística. E logo se apaixonou por sua ocupação.

Então, em 1998, Kim foi para o Reino Unido para estudar fotografia. Poucos anos após a formatura, ele teve a chance de trabalhar com as Spice Girls, um proeminente grupo pop feminino dos anos 1990, mais conhecido pelos sucessos "Wannabe" (1996) e "Spice Up Your Life" (1997). “Foi um grande desafio filmar para as Spice Girls, já que tive que satisfazer todos os cinco membros”, disse ele. "Mas depois de completar essa missão, vim trabalhar para legiões de outras estrelas de grande nome, incluindo McCartney, Michael Jackson, Beyonce e Coldplay".

McCartney é, no entanto, um chefe especialmente "difícil", diz ele. "Ele é um artista completo, que se destaca em todos os campos, desde a música até a fotografia e a arte", disse ele. "Cumprir seus altos padrões é extremamente difícil e às vezes deixa as pessoas suando frio. Mas se eles podem satisfazê-lo com seu trabalho, ele é uma pessoa calorosa com quem trabalhar. No meu caso, ele sempre se preocupa muito sobre minha família, frequentemente convidando-os para seus shows e fazendo perguntas sobre sua vida cotidiana.

Mesmo quando Kim estava em crise, o ex-baixista dos Beatles não o despediu
"Depois de trabalhar com McCartney por vários anos, eu estava descansando sobre os louros", revelou Kim. “Eu tinha inveja de outros fotógrafos que trabalhavam em áreas diferentes e não conseguia me agradar com minhas fotos. Como consequência, a qualidade do meu trabalho piorou. McCartney, porém, não me dispensou imediatamente. Em vez disso, me olhou bem nos olhos e disse: 'MJ, suas fotos não me emocionam mais'". Suas palavras foram como um alerta para Kim. "Percebendo que McCartney me deu uma segunda chance, comecei a mudar a mim mesmo", disse Kim.

Este episódio pode trazer algumas questões: Por que McCartney está trabalhando com Kim há tanto tempo? E o que faz Kim se destacar dos outros fotógrafos? Kim escolheu sua habilidade de "tornar o impossível possível" como sua vantagem competitiva. Ele explicou referindo-se a um incidente ocorrido em 2010, quando McCartney fez um concerto na Casa Branca por ocasião de receber o Prêmio Gershwin de Canção Popular da Biblioteca do Congresso, que homenageia um compositor ou intérprete por suas contribuições para a música popular. .

"Eu estava lá para tirar uma foto de McCartney e do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas da minha cadeira só pude ver suas costas", disse ele. “Então decidi colocar uma câmera na bateria do palco e usar um obturador remoto para tirar centenas de fotos. Felizmente, uma delas capturou um momento em que os dois estavam dando um largo sorriso e McCartney ficou muito feliz com isso. Depois, vendo aquela foto, ele disse: 'Rock'n'roll!'".

Kim também se esforça para expressar uma gama de emoções em suas fotos. "Antes de tirar uma foto de uma pessoa em particular (diferente de McCartney), converso com ela por quase uma hora para ver como ela realmente fica quando está feliz ou triste", disse ele. Kim, que também fez alguns comerciais para o rolo compressor BTS, do K-pop, no passado, espera um dia poder fotografar McCartney junto com o septeto. "O BTS agora está seguindo os passos dos Beatles, transmitindo uma mensagem de amor e positividade às pessoas por meio de sua música", observou ele. "Será ótimo se eu puder capturar o ato de sete peças e McCartney em minhas fotos". Por ser um homem versátil, Kim não trabalha apenas para celebridades. Recentemente, realizou uma exposição no Sejong Center for the Performing Arts com suas fotos recentes dos mestres artesãos de Euljiro, no centro de Seul. Em 2020, ele fez sua estréia na direção com o filme de 16 minutos "Juicy Girl", e agora está trabalhando em um longa-metragem. No entanto, ele não se considera um artista.

"Sou apenas um ganha-pão de meia-idade que chegou a esse ponto graças àqueles que amam e falam bem de meu trabalho", disse ele. "Acredito que qualquer um pode ser fotógrafo".