Quanto tempo levamos para ouvir todas as músicas dos Beatles de uma só vez?



Você já pensou quanto tempo levaria para ouvir todas as músicas dos Beatles de um tapa só, em uma maratona que englobasse da primeira à última música? Fizemos uma rápida pesquisa e chegamos a alguns números que se aproximam de como seria essa experiência. Vamos contar só os álbuns oficiais, sem aquela história de bootlegs com outtakes, demos e shows ao vivo, lançados pelo mundo todo.

Inicialmente, se formos contar com toda a discografia em stereo (14 álbuns, incluindo Magical Mystery Tour, Yellow Submarine e Past Masters, com algumas músicas repetidas aqui e ali, em versões diferentes), chegamos a uma sessão com a seguinte duração:

  • Toda a coleção dos anos 60: 10 horas, 20 minutos e 43 segundos.
  • Se somarmos a essa coleção os dois volumes do Live At The BBC: 14 horas, 44 minutos e 52 segundos.
  • Somando tudo acima, mais os 3 volumes da série Anthology: 21 horas, 21 minutos e 28 minutos.

Não estão sendo contados álbuns “alternativos”, como as gravações com The Tony Sheridan, Star-Club, Live at Hollywood Bowl, mixes alternativos e mashups. Mas uma coisa é verdade: trata-se de uma experiência desnecessária. Principalmente porque o prazer de ouvir a música dos Beatles não cabe no tempo e no espaço. Vários discos (todos) merecem ser ouvidos e reouvidos quantas vezes tivermos vontade.