Cartão de Natal de John Lennon para ex-marido de Yoko Ono será vendido


Eis um item realmente curioso que será leiloado nos próximos dias: um cartão de Natal enviado por John Lennon para o ex-marido de Yoko Ono, Tony Cox, em 1968. Para esclarecer historicamente, Cox àquela altura ainda era oficialmente marido de Yoko e John era o seu futuro marido.

No cartão, John e Yoko, mais do que felicitá-lo pelo período natalino, informavam ao produtor e diretor de cinema que o feliz casal havia acabado de levar várias coisas da casa do casal: "Caro Tony, levamos a maior parte das coisas, acho. Caso tenhamos levado algo seu, ou ou algo que você precise, não fique assustado. Devolveremos e te enviaremos, dependendo de onde você esteja. Espero que esteja tudo bem pra você".

Com uma ilustração de John e Yoko, o cartão começa por se dirigir "à querida Kyoko", filha de Yoko Ono e Anthony Cox, então com cinco anos, que mais tarde levaria a uma luta judicial pela custódia que seria ganha em 1972 por Cox. A garota teve seu nome mudado para Ruth Holman e, embora John e Yoko tenham passado anos a fazer buscas desesperadas por ela, só em 1998 mãe e filha se reencontraram, ocasião em que Kyoko/Ruth conheceu o seu irmão Sean.

Numa nota complementar com grafismo da Apple (a editora criada pelos Beatles), John Lennon pede a Anthony Cox que procure pelas gravações de um concerto de Yoko Ono no início daquele ano de 1968 e por duas curtas-metragens onde a artista participou.

Esta correspondência de 1968 está com um preço de licitação baixo, de 15 mil dólares.