Jornalista japonesa Hoshika Rumiko conta sua história com os Beatles

  


Em 1965, a editora-chefe da revista Music LifeHoshika Rumiko, tornou-se a primeira jornalista japonesa a entrevistar os Beatles. Isso foi no EMI Studios durante a sessão de gravação de “It’s Only Love”. Hoshika entrevistaria o grupo várias vezes. Aqui está sua lembrança de 2016 desses anos:

Conheci os Beatles em junho de 1965. Embarquei em um avião pela primeira vez na vida e voei para Londres para uma entrevista exclusiva com John, Paul, George e Ringo nos lendários estúdios Abbey Road da EMI. Um ano depois, os Beatles vieram se apresentar no Japão, no Nippon Budōkan. Após aquela entrevista original em 1965, pude conhecer e entrevistar os Beatles todos os anos até a banda se separar em 1970. Essa oportunidade maravilhosa me deu um vislumbre precioso das personalidades além desses ícones da minha geração (nasci no mesmo ano que John Lennon). Neste artigo, relembro meus encontros com os quatro homens no centro de uma revolução musical e seu impacto em meados da década de 1960 Japão.

Meet The Beatles
Comecei a ouvir falar dos Beatles alguns anos depois de começar minha carreira como editora na Music Life, na qual entrei direto da faculdade. Foi meu amor pelo rock’n’roll americano, R&B e Elvis Presley que me levou a entrar para uma revista de música. No começo, eu não estava particularmente interessada em grupos pop britânicos como os Beatles.

Em 1963, o nome da banda começou a aparecer regularmente nas revistas de música americanas que eu lia. Quando eles excursionaram pelos Estados Unidos em 1964, dezenas de milhares de fãs gritando encheram as ruas onde quer que fossem. As notícias de sua recepção sensacional logo chegaram ao Japão. A partir do segundo semestre de 1964, notamos um interesse crescente pela banda entre nossos leitores, com garotas passando por nossos escritórios voltando da escola para perguntar se tínhamos novidades sobre os Beatles ou para nos implorar por fotos do banda. Aparentemente, eles ouviram discos dos Beatles na American Forces Far East Network (FEN) e outras estações de rádio noturnas.

O primeiro single dos Beatles a ser lançado no Japão foi “I Want to Hold Your Hand”. Foi tão bem sucedido no Japão quanto em qualquer outro lugar. Mas para mim, acostumada ao rock’n’roll americano da década de 1950, havia algo estranho no som dos Beatles, e no começo eu achei que a música deles seria apenas uma moda passageira.

Apesar das minhas reservas, a popularidade da banda entre os jovens significava que definitivamente queríamos cobrir esse novo fenômeno. O primeiro editor-chefe da Music Life, Kusano Shōichi, me disse para ir a Londres e entrevistar o grupo. Como se fosse a coisa mais fácil do mundo! Usei todas as minhas conexões no Japão e em outros países e tentei encontrar uma maneira de conhecer os Beatles. Claro que escrevi para o empresário da banda, Brian Epstein, pedindo uma entrevista, mas a resposta não foi animadora: “Absolutamente não”. Sua mesa já estava enterrada sob uma montanha de pedidos semelhantes de jornalistas de todo o mundo.

No final, voei para a Inglaterra em junho de 1965, a conselho de um contato que trabalhava para a EMI em Londres. Meu contato me disse que os Beatles estavam em Londres até o final de junho gravando o que se tornou o Help! (álbum), e que isso representava minha melhor chance de conhecê-los. E então, apenas uma semana antes da minha partida, o Sr. Kusano deixou o cargo e eu assumi o cargo de editor-chefe.

Eu tinha um encontro com Brian Epstein, mas claro que sem nenhuma promessa de um encontro com os próprios Beatles. Seria impensável hoje, mas levei comigo uma espada de samurai japonesa de presente. Pensando que uma espada sozinha poderia chamar atenção indesejada, comprei quatro espadas falsas para acompanhar a genuína e as embrulhei em papel como parte da minha bagagem de mão. Visitei Hamburgo e Paris para entrevistas antes de seguir para Londres, e nem uma vez quando passei pela alfândega alguém deu uma segunda olhada na minha coleção de espadas.

Três horas em Abbey Road
Mesmo que ele não soubesse muito sobre o Japão, Epstein sabia muito bem que o mercado de música japonês estava crescendo dramaticamente na época. Provavelmente, porém, sua política era que ele não queria dar tratamento especial a nenhum jornalista quando fosse inundado por pedidos da mídia mundial. Eventualmente, talvez impressionado com a determinação que me trouxe do Extremo Oriente, ou talvez satisfeito com a espada de samurai que eu trouxe comigo como presente (ele me disse que conhecia Os Sete Samurais de Kurosawa), ele finalmente concordou em deixar eu conhecer a banda.

Foi pouco depois das cinco da tarde de 15 de junho que parti para os estúdios da EMI em Abbey Road, onde os Beatles estavam gravando. O produtor George Martin me recebeu na sala de mixagem do Estúdio 2. Os Beatles estavam lá embaixo no estúdio. Curiosos com esse recém-chegado, vestido de quimono, eles pararam a conversa e olharam para mim na sala de mixagem. Paul McCartney apontou para a escada e gesticulou para que eu descesse ao estúdio.

Eles foram informados de que um jornalista estava vindo para entrevistá-los, mas provavelmente não esperavam alguém como eu: uma mulher pequena (150 centímetros) vestida de quimono. George Harrison correu e começou a me fazer perguntas. Por que eu estava usando um cinto tão grande? E por que minhas mangas eram tão compridas? Minha decisão de usar um quimono acabou sendo uma decisão inspirada, provando ser um quebra-gelo ideal e um ponto de discussão.

Acho que me ver – mais ou menos da mesma idade que eles, falando um inglês hesitante, baixinha e obviamente inofensiva – os deixou à vontade. Se abriram imediatamente. Disseram-me que eu tinha apenas trinta minutos para minha entrevista, mas no final fiquei com eles por três horas. Nós solicitamos perguntas para os quatro Beatles dos leitores da Music Life. Quando entreguei um pedaço de papel com cerca de dez perguntas para Paul, ele deu uma olhada e disse: “Com seu inglês, isso vai levar a noite toda”, e rapidamente passou folhas de perguntas para seus companheiros de banda. Todos eles começaram a escrever obedientemente suas respostas às perguntas de nossos leitores.

O mais falador dos quatro era John. No começo, ele me pareceu um pouco reservado, mas logo relaxou e começou a fazer piadas. Ele parecia saber um pouco sobre o Japão e me disse que queria conhecer um lutador de sumô se ele visitasse o país. Ele disse que um amigo da faculdade de artes lhe mostrou uma coleção de fotos antigas do Japão, incluindo algumas fotos “lindas” de lutadores de sumô. “Eu posso falar japonês, você sabe”, ele me disse, antes de iniciar uma demonstração de balbúrdia pseudo-japonesa.

De Londres voei para os Estados Unidos para um mês de entrevistas e outros trabalhos. Quando voltei ao Japão, a edição da minha entrevista com os Beatles já estava nas lojas. Normalmente vendíamos cerca de 50.000 a 70.000 exemplares por edição, mas para esta edição imprimimos 250.000 exemplares, quase todos comprados.

Beatlemania chega ao Japão
Não foi muito depois do Ano Novo em 1966, quando começaram a circular os primeiros rumores de que os Beatles estavam vindo para o Japão. Lembro-me de conhecer o promotor Nagashima Tatsuji do Kyōdō Kikaku (agora Kyōdō Tokyo), que me perguntou sobre minhas impressões pessoais dos Beatles como pessoas. Eu disse a ele que os Beatles eram charmosos, mas que seu empresário Brian Epstein era um cliente difícil. Foi um pouco depois que a turnê do grupo foi confirmada.

Havia vários patrocinadores importantes para as apresentações dos Beatles no Japão: Kyōdō Kikaku, o jornal Yomiuri Shimbun e a Chūbu-Nippon Broadcasting Company. A turnê envolveria cinco apresentações entre 30 de junho e 2 de julho, e as inscrições para ingressos tiveram que ser feitas enviando um cartão postal para o Yomiuri Shimbun, participando de concursos de prêmios organizados por patrocinadores como o creme dental Lion e a Toshiba Musical Industries (distribuidores do discos dos Beatles no Japão) ou entrando em uma loteria de bilhetes comprando uma passagem aérea de ida e volta na JAL. Muitas jovens tentaram uma combinação de todos esses métodos em uma tentativa desesperada de conseguir ingressos.

Enquanto os jovens eram geralmente entusiasmados com os Beatles, muitos mais velhos se opunham ao seu estilo de música e cabelos compridos. O público adulto conservador da época preferia grupos apresentáveis ​​e bem definidos, como os Brothers Four, uma banda americana que penteava os cabelos em penteados elegantes e cantava música “folclórica universitária” nada ameaçadora.

Os Beatles chegaram ao Japão na manhã de 29 de junho, atrasados ​​por um tufão. Eles realizaram uma coletiva de imprensa no final da tarde. Os quatro Beatles sentaram-se em fila no palco e foi anunciado que três jornalistas oficialmente aprovados poderiam fazer perguntas como representantes da imprensa. Os jornalistas leram solenemente suas perguntas em velhos rolos de papel. Eu não pude deixar de rir do absurdo da cena do meu lugar na seção de imprensa. Os Beatles devem ter ficado surpresos com a formalidade rígida da entrevista coletiva, mas mesmo assim forneceram respostas espirituosas e evasivas às perguntas.

A Estranha Explosão de John Lennon
Encontrei os Beatles pela primeira vez desde sua chegada ao Japão na tarde de 2 de julho. Fui o único jornalista a receber um convite oficial para visitá-los em sua suíte presidencial no décimo andar do Tokyo Hilton. Havia um fluxo constante de pessoas indo e vindo, e a atmosfera não era nada propícia para uma entrevista convencional. Os membros da banda não tinham permissão para sair do hotel, e estavam passando o tempo desenhando rabiscos para os fãs e ouvindo os discos de canções folclóricas japonesas que haviam recebido dos patrocinadores da turnê. Quando entrei na sala, eles estavam olhando para câmeras e outras lembranças que haviam sido trazidas para sua leitura, incluindo vários quimonos e obi. Eles pareciam particularmente interessados ​​em câmeras, e lembro deles perguntando a Hasebe Hiroshi, meu fotógrafo.

John continuou entrando e saindo da sala. De repente, ele pegou um copo de suco de laranja que estava em cima de uma mesa, levantou-o bem alto e gritou alguma coisa. Eu não tinha certeza, mas me soou como “Os Beatles vão desaparecer”. Todos trataram isso como uma piada e riram, mas Ringo, que estava ao meu lado, apontou para Epstein e disse “Brian. Ganhamos todo esse dinheiro, mas onde podemos gastá-lo? Não podemos sair do hotel”. Mais tarde, Epstein veio até mim e colocou o dedo nos lábios. “Você não deve escrever nada sobre o que John acabou de dizer”, ele me disse. Ele estava falando sério.

Fui ver o show dos Beatles duas vezes: na noite de abertura e no dia 2 de julho, a última noite da turnê. Houve gritos altos durante as apresentações, mas não tão alto que eu não conseguisse ouvir o que eles estavam cantando. E eu me lembro das garotas se calando quando chegou a hora de Paul tocar “Yesterday”. Todo o salão de repente pareceu ficar em silêncio.

Assistindo Lennon e McCartney no trabalho
A visita ao Japão mudou totalmente a forma como as pessoas neste país viam a banda e sua música. Antes da turnê, houve protestos contra a ideia de permitir que o “espaço sagrado” do Budokan, que havia sido construído como local para as artes marciais japonesas, fosse manchado por um grupo de roqueiros de cabelos compridos de Liverpool. Extremistas de direita vasculharam as ruas em suas vans pretas pedindo uma proibição para manter os Beatles fora do Japão.

Os Beatles ficaram no país por pouco menos de cinco dias, mas aquela curta visita foi suficiente para mudar totalmente a opinião pública. As pessoas logo perceberam que não tinham escolha a não ser abraçar os Beatles. As vendas dos discos da banda dispararam após a visita e a mídia, que antes era um tanto evasiva, de repente adotou um tom efusivo e adorador. Muitos adultos que antes não se interessavam pelos Beatles aproveitaram a oportunidade para ouvir suas músicas pela primeira vez e perceberam que as músicas não eram ruins, afinal. Após a turnê pioneira dos Beatles, tornou-se rotina para grandes bandas se apresentarem no Budokan. A pressão social sobre os jovens diminuiu de várias maneiras após a visita.

Após os shows no Japão, recebi uma oferta para cobrir as apresentações da banda na América do Norte em agosto de 1966 para o que se tornou sua última turnê, e desde então encontrei os Beatles todos os anos até a banda se separar, em 1970. Tive a sorte de estar presente em vários momentos preciosos na história dos Beatles. Entre os ensaios antes do show de abertura da banda em Chicago em 1966, eu me lembro de John Lennon de repente aparecendo completamente nu na minha frente, fora do chuveiro e gritando: “Ei, Rumi, me jogue uma toalha dessa cadeira, por favor?”. Aparentemente era uma piada.

Em setembro de 1967 eu estava em Londres novamente em uma sessão de gravação enquanto John e Paul trabalhavam juntos para terminar a letra de “The Fool on the Hill”. Eu não era a única mulher japonesa no estúdio naquele dia. Também sentada em um canto do estúdio estava Ono Yōko, cujo relacionamento com John Lennon faria manchetes em todo o mundo até o final do ano.

Eu também estava presente no agora lendário show no terraço em janeiro de 1969. Eu tinha ido a Londres para outro trabalho, quando um funcionário da Apple Records – fundada pelos Beatles – entrou em contato comigo, me dizendo que eles iriam se apresentar no telhado e convidando que eu fosse vê-los. Eu pensei que era apenas uma coisa única com os quatro membros se reunindo por capricho pela primeira vez em muito tempo, então fiquei surpresa mais tarde quando as versões do álbum e do filme de Let It Be foram lançadas.

Memórias preciosas
Quando surgiram as notícias de que os Beatles haviam se separado em 1970, fiquei desapontada, mas não realmente surpresa. A Apple estava funcionando desde 1968 e os quatro Beatles quase não eram vistos na empresa, exceto no dia da apresentação no telhado. Embora eu tivesse o privilégio de ver John e Paul colaborando alegremente na letra de “The Fool on the Hill”, mesmo uma audição superficial do próximo álbum deles, The Beatles (comumente conhecido como The White Album), lançado em 1968, foi suficiente. para deixar claro que os dois espíritos condutores da banda estavam indo em direções bem diferentes. Eu senti que era apenas uma questão de tempo até que eles decidissem seguir seus próprios caminhos separados.

Na época, eu nunca poderia imaginar que ainda estaríamos falando sobre os Beatles cinquenta anos depois. Suas músicas, é claro, têm um apelo universal que alcança as pessoas através da distância e do tempo. Mas acho que o Japão é o único país do mundo onde são realizados eventos especiais para marcar cada aniversário significativo de sua visita. Talvez ainda mais do que em outros países, acho que muitos fãs no Japão ainda valorizam suas preciosas memórias dos Beatles e sua visita à nossa costa há tantos anos.

Escrito pelo departamento editorial do Nippon.com com base em uma entrevista realizada em japonês em 25 de junho de 2016. Foto do banner: Os Beatles se apresentam no Nippon Budōkan em 30 de junho de 1966. © Jiji Outras fotografias cortesia de Shinko Music Entertainment.